A tecnologia com lentes lenticulares persiste há mais de um século. O uso dessas lentes na impressão significa que uma superfície tem muitas lentes ampliadas, permitindo que a imagem seja ampliada de forma diferente, dependendo do local de visualização, como em um holograma. Recentemente, esta tecnologia tem sido utilizada em televisores 3D e sistemas de jogos. Os fabricantes também usaram a tecnologia lenticular em lentes de óculos para combater problemas extremos de visão e ajudar aqueles que exigem dois poderes corretivos diferentes.
Lenticular Lens Design
Quando usados com óculos, as lentes lenticulares normalmente apresentam apenas duas ampliações diferentes. Uma área da lente possui uma potência de correção refrativa, enquanto a outra área da lente apresenta uma potência diferente. É típico das lentes lenticulares que um círculo do tamanho de uma pupila no centro da lente seja uma potência, enquanto a borda externa da lente é outra. Qual área tem um poder mais forte depende do tipo de condição que os oftalmologistas desejam corrigir.
High-Plus
As lentes "alto-plus" lenticulares têm uma área central com uma potência maior do que a parte externa do olho. lente. Eles geralmente têm uma lente trifocal com 10 a 15 dioptrias no centro, tornando essa área bastante espessa, enquanto o resto da lente permanece fina o suficiente para caber na armação dos óculos. Este projeto dá ao usuário a aparência de ter pupilas maiores do que o normal. Lentes lenticulares mais altas foram mais frequentemente usadas com pessoas que tinham visão míope muito fraca. Eles também foram usados para ajudar a atender os pacientes antes que as lentes de implante cirúrgicas estivessem disponíveis.
Alto-Negativo
A inversão de lentes lenticulares mais altas, lentes altamente negativas, em vez disso, têm uma menor potência no centro da lente. a lente e uma maior potência nos lados, tornando o meio da lente mais fino e o exterior mais espesso. Consequentemente, as pupilas de um usuário parecem menores que o normal. Essas lentes são usadas para pacientes com problemas extremos, vendo objetos à distância e, portanto, exigem pelo menos uma correção de dioptria de menos de 10. Embora algumas empresas ainda ofereçam essas lentes, a maioria dos pacientes geralmente consegue encontrar uma alternativa que não distorça a aparência das pupilas do usuário.
Bifocais
Outro tipo de lente lenticular é o bifocal, inventado no final da 1700s. Essas lentes não são necessariamente para pacientes com visão extremamente fraca; em vez disso, eles são para pacientes com problemas imediatos e distantes. Normalmente, a região superior dessas lentes ajuda a enxergar à distância, enquanto a porção inferior da lente ajuda na visão de perto. Avanços na tecnologia permitiram lentes de contato bifocais e até lentes que podem mudar de energia com o apertar de um botão.
, , ] ]