De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, estima-se que 20 milhões de americanos tenham cálculos biliares. No entanto, a maioria das pessoas com cálculos biliares nem sequer sabem que as têm. Estes são chamados de cálculos biliares silenciosos ou indolores. Embora seja sempre aconselhável seguir um estilo de vida saudável, se alguém é assintomático, nada precisa ser feito em termos de dieta ou tratamento médico. Normalmente, se alguém está tendo problemas, os médicos vão querer remover a vesícula biliar. Para a maioria dos indivíduos, após a remoção da vesícula biliar, eles podem voltar a comer os alimentos que desejam.
O que são cálculos biliares?
Os cálculos biliares são pequenos depósitos semelhantes a pedras que se formam na vesícula biliar, normalmente feitos de colesterol . O fígado produz bile, que é armazenado na vesícula biliar. Quando o alimento é ingerido, especialmente alimentos gordurosos, a vesícula biliar espreme a bile através do ducto cístico para o intestino delgado. Às vezes, um cálculo biliar entrará no ducto, causando um ataque da vesícula biliar e dor. Portanto, quanto mais alimentos você ingerir, o que faz com que a vesícula biliar expanda a bile, maiores serão suas chances de ter um ataque da vesícula biliar. Aprender quais alimentos evitar pode reduzir esse risco.
Quem está em risco de cálculos biliares?
O mnemônico dos idosos para pessoas que correm mais risco de cálculos biliares são os quatro F's: gordura, quarenta, fêmea e fértil. O NIH indica que a obesidade é um forte fator de risco no desenvolvimento de cálculos biliares, especialmente entre as mulheres. À medida que o Índice de Massa Corporal aumenta, o risco de desenvolver cálculos biliares também aumenta. No entanto, perder peso rapidamente também aumenta as chances de cálculos biliares, e as pessoas cujo peso sobe e desce têm uma chance ainda maior de desenvolver cálculos biliares. As fêmeas são muito mais propensas a ter cálculos biliares do que os homens, assim como as pessoas com mais de 40 anos de idade. As mulheres grávidas também são mais vulneráveis ao desenvolvimento de cálculos biliares.
Indivíduos que têm história familiar de cálculos biliares aumentaram o risco de cálculos biliares. Além disso, os nativos americanos são mais suscetíveis. As mulheres que usam estrogênio para controlar a menopausa aumentam suas chances de sofrer de cálculos biliares também.
Alimentos para evitar
Os seguintes alimentos são os mais prováveis de causar um ataque de vesícula biliar na maioria das pessoas e devem ser evitados por aqueles mais em risco: Ovos (algumas pessoas podem tolerar ovos cozidos ou moles), carne de porco, cebola, galinha, leite e outros produtos lácteos, café, toranja, laranja, feijão (exceto feijão verde), nozes, milho, carnes vermelhas, álcool, gorduras saturadas, óleos hidrogenados ou parcialmente hidrogenados e gorduras trans. Não frite seus alimentos.
Outros alimentos potencialmente problemáticos a serem evitados incluem: chá preto, chocolate, sorvete, suco de frutas, margarina, bebidas carbonatadas, água da torneira, nabos, repolho, couve-flor, aveia, trigo e cevada. centeio, adoçantes artificiais, conservantes, alimentos refinados e branqueados como farinha branca. Além disso, você deve evitar fumar. Não comer demais e não comer sob estresse, se possível. Alimentos para comer
Os melhores alimentos para comer quando você tem cálculos biliares são normalmente saudáveis. Prepare seus alimentos grelhando, assando, fervendo, assando ou caçando. Caçarolas normalmente também são boas. Alimentos que normalmente não causam problemas incluem: beterraba, pepino, vagem, quiabo, batata doce, abacate, vinagre, alho, tomates maduros, chalotas, peixes de água fria, limões, uvas, maçãs, bagas, mamão, pêra, ômega 3 óleos e óleos vegetais.
Alimentos seguros para comer quando você tem cálculos biliares também incluem: pão, cereais, massas, arroz e batatas. No entanto, é importante prepará-los sem óleos ou gorduras.
Como muitas pessoas eliminam café, chá, leite e suco de frutas da dieta, uma boa bebida para o café da manhã é o suco de limão na água quente.
Um Diário Alimentar
Os alimentos que provocam um ataque da vesícula biliar variam de pessoa para pessoa. Alguns alimentos parecem estar bem com alguns indivíduos e causam problemas com os outros. Ao manter um diário alimentar sobre o que você come e os sintomas que você experimenta, você pode diminuir quais alimentos parecem lhe causar mais problemas e evitá-los. Por exemplo, muitas pessoas toleram água da torneira, ovos escalfados e aves com a pele removida. Algumas pessoas podem tolerar pequenas quantidades dos alimentos para evitar. Muitas vezes os médicos podem oferecer informações contraditórias e às vezes você vê os mesmos alimentos nas listas do que não comer e o que comer. Então, em certa medida, você tem que determinar o que está lhe causando problemas especificamente para identificar quais alimentos você pode comer enquanto você tem cálculos biliares.