casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Como a homeostase controla a frequência cardíaca?

A homeostase é a função natural do corpo que controla o ambiente interno do corpo. É um processo responsável por enviar e receber mensagens através do sistema nervoso, interpretando e respondendo adequadamente às demandas do corpo. A homeostase visa funções e valores normais do corpo, como temperatura e níveis de glicose no sangue. Quando esses valores são mais baixos ou mais altos que o normal, a homeostase traz de volta as funções dentro dos valores normais.

Homeostase é a função natural do corpo que controla o ambiente interno do corpo. É um processo responsável por enviar e receber mensagens através do sistema nervoso, interpretando e respondendo adequadamente às demandas do corpo. A homeostase visa funções e valores normais do corpo, como temperatura e níveis de glicose no sangue. Quando esses valores são mais baixos ou mais altos que o normal, a homeostase traz de volta as funções dentro dos valores normais.

O tronco encefálico consiste em cinco partes: o tálamo, o hipotálamo, o mesencéfalo, a ponte e a medula. A medula controla a frequência cardíaca. Ele envia e recebe mensagens na forma de substâncias químicas ou hormônios dos milhares de nervos que atravessam a medula, em uma área chamada pirâmides medulares. A medula constantemente recebe mensagens dos nervos, que são vias de comunicação de músculos, órgãos e outras partes do corpo. Durante o exercício, seus músculos enviam uma mensagem através do sistema nervoso para a medula, que por sua vez libera epinefrina e norepinefrina. Essas duas substâncias químicas viajam ao longo do sistema nervoso até o sistema elétrico do coração, o nó sinusal. O modo sinusal desencadeia as contrações do coração. A homeostase monitora constantemente mensagens provenientes do sistema nervoso correspondente entre os músculos e articulações do corpo. Quando você para de se exercitar, seus músculos enviam uma mensagem para a medula novamente, que responde desta vez liberando um hormônio chamado acetilcolina. Este hormônio retarda a freqüência cardíaca, retardando as contrações musculares do coração. A medula também depende de informações de outras partes do cérebro para ajudar a tomar decisões para uma resposta apropriada. Por exemplo, o tálamo é a parte sensorial do cérebro. Se o tálamo envia a informação da medula que o corpo está sob estresse emocional, a medula considera que, além das informações recebidas do sistema nervoso para harmonizar o desvio e desencadear a melhor resposta. Isso pode incluir um aumento de epinefrina para aumentar a freqüência cardíaca e estimular a norepinefrina, que parece ter um efeito mais brando no sistema cardiovascular, trazendo equilíbrio ao estresse e à frequência cardíaca. Todos os produtos químicos para acionar e retardar a frequência cardíaca estão constantemente sendo alterados e monitorados. Com o exercício moderado, a medula simplesmente responde removendo a acetilcolina, a substância química para retardar a frequência cardíaca. Para o exercício intenso, a medula libera epinefrina e norepinefrina. Aumentar a frequência cardíaca é a resposta do corpo à demanda de oxigênio. Para preparar e condicionar a resposta apropriada, a homeostase pode aumentar a taxa metabólica e criar um novo ponto de ajuste para atender às demandas do corpo.