O cortisol é um esteróide que é produzido pelo córtex supra-renal, que é um pequeno órgão localizado logo acima dos rins. O cortisol está em uma classe de esteróides chamados glicocorticóides, e controla os níveis de glicogênio e glicose na corrente sanguínea. O cortisol atua no fígado instruindo-o a sintetizar aminoácidos e ácidos graxos do armazenamento para liberar glicose e glicogênio. Altos níveis de hormônios cortisol são liberados durante o estresse e outras condições sistêmicas. Os níveis de cortisol também podem indicar quão bem a glândula pituitária está funcionando desde que é liberada em resposta ao hormônio hipofisário ACTH.
Testes
Os testes de cortisol são realizados tomando sangue do paciente por via intravenosa. Para crianças pequenas, o teste é realizado com uma lanceta e uma pequena pipeta.
Níveis Normais
Os níveis de cortisol sobem e descem ao longo do dia, pelo que a hora do dia em que o teste é realizado é um aspecto importante quando determinação dos resultados. Os testes de cortisol são realizados no início da manhã para definir um padrão para os resultados laboratoriais. Por exemplo, os níveis normais às 8 da manhã para um paciente são de 6 a 23 mcg /dL (microgramas por decilitro). Altos níveis são experimentados no início da manhã, e os níveis de cortisol começam a diminuir conforme o dia continua.
Certas condições físicas e mentais afetam os níveis de cortisol. Houve uma ligação entre os níveis de estresse e os níveis de cortisol no sangue porque o estresse estimula a hipófise a liberar o ACTH. Além disso, certos medicamentos afetam os níveis de cortisol. Espera-se que as mulheres que tomam estrogênio ou pílulas anticoncepcionais tenham maiores resultados no teste de cortisol. Por outro lado, drogas como andrógenos e fenitoína diminuem os níveis de cortisol.
Níveis Elevados
Altos níveis de cortisol são uma indicação de várias condições no corpo. Eles podem ser o resultado direto de certos medicamentos, que podem ser alterados para ajudar a reduzir o cortisol. O cortisol alto também indica outras condições, como tumores adrenais, síndrome de Cushing e tumores ectópicos produtores de ACTH.
Baixos níveis
Como os níveis altos, os baixos níveis de cortisol também podem indicar anormalidades. A doença de Addison é uma das causas dos baixos níveis de cortisol. Como o cortisol é dependente da liberação de ACTH da glândula pituitária, baixos níveis de teste também podem indicar hipófise subativa. O hipopituitarismo também pode levar a outras condições, já que a hipófise é responsável por vários níveis hormonais.
Sintomas
Os sintomas estão relacionados a níveis altos ou baixos de cortisol. A agressão descontrolada é comum em pessoas com baixos níveis de cortisol, particularmente crianças. Níveis elevados são mais comumente associados à síndrome de Cushing. Pacientes de Cushing são normalmente obesos com pouca ou nenhuma alteração no seu peso, mesmo com dietas e nutrição controladas. Eles também machucam facilmente e experimentam fadiga severa e fraqueza muscular.
, , ] ]