A miopatia esteróide é um dano às fibras musculares causado pelo tratamento com corticosteróides, como prednisona, cortisona, dexametasona e fludrocortisona ou superprodução de esteroides associados à doença de Cushing. A miopatia causa alterações nas fibras musculares, incluindo atrofia (encolhimento), depósitos lipídicos (gordurosos), áreas necróticas (mortas) e aumento do tecido intersticial (conectivo) entre as fibras. Você pode ter graves danos aos músculos, enquanto os músculos parecem normais em tamanho.
Considerações
Os esteróides tratam muitas condições, incluindo doenças respiratórias crônicas, câncer e artrite e reduzir o inchaço após a cirurgia no cérebro. Você pode tomar corticosteróides por meses ou anos para controlar condições crônicas. O Manual Merck de Geriatria observa que a miopatia geralmente ocorre após o uso prolongado, mas pode ocorrer mesmo após uma dose grande de esteróides, como com injeções epidurais (próximas da espinha) para alívio da dor lombar ou altas doses de injeções intravenosas durante doenças críticas.
Início agudo /crônico
A miopatia aguda por esteroides tem um início rápido (em uma semana após o tratamento com esteróides), geralmente envolvendo uma alta dose de esteróides. A miopatia crônica por esteróides é muito mais variável e pode ocorrer semanas, meses ou anos após o primeiro tratamento ou tratamento continuado. Sintomas Você sentirá uma crescente intolerância ao exercício porque seus músculos começam a enfraquecer com o uso e aumenta a dor . Os músculos mais afetados são os braços e pernas e a pelve (quadris). A fraqueza geralmente começa na porção proximal (superior) do músculo e progride para a porção distal (inferior). Você pode ter dificuldade maior em ficar de pé, subir escadas e chegar ao topo.
Problemas Associados
Smeltzer and Bare in Brunner &O "Manual de Enfermagem Médico-Cirúrgica" de Suddarth observa que você pode ter outros sintomas associados ao uso de corticosteroides, incluindo ganho de peso com depósitos de gordura no abdômen, face e parte superior das costas (distribuição cuushinoide), pressão alta e desmineralização dos ossos (osteoporose)
Reduzir ou parar os esteróides é o único tratamento eficaz, embora o exercício para a tolerância possa aumentar a força muscular. Se parar o esteróide não for possível, mudar para um tipo diferente de esteróide ou alterar a dose (em dias alternados) pode ajudar a reduzir os sintomas.
Recuperação
Você pode ter recuperação completa ou ficar com alguma fraqueza residual e dor por causa do dano muscular. Tempo de recuperação, muitas vezes leva semanas ou meses, especialmente com miopatia aguda.
Aviso Você não deve abruptamente parar o tratamento com esteróides e deve diminuir a dose sob a supervisão do seu médico, porque seu corpo precisa de alguns esteróides para funcionar. Quando você toma um medicamento esteróide, suprime a produção normal de esteróides do seu corpo; Então, se você parar a droga abruptamente, você não produzirá esteróides suficientes para as necessidades do seu corpo. O esteróide deve ser diminuído lentamente em doses decrescentes para permitir que seu corpo aumente a produção.