Embora todos estejam cientes do fato de que o desperdício de água é ruim, muitas pessoas não entendem o motivo. Além de uma conta de água mais alta, deixar uma torneira enquanto escova os dentes, tomar longos chuveiros e permitir que os aspersores quebrados vazem centenas de litros pode ter grandes conseqüências para o meio ambiente. Existem várias maneiras pelas quais a água é consumida atualmente, bem como várias maneiras de reduzir esse consumo.
Uso residencial
A Organização Mundial de Saúde estima que uma em cada seis pessoas não tem acesso a bebidas alcoólicas. água, e aproximadamente 3.900 crianças morrem todos os dias devido a doenças transmitidas pela água. Enquanto o uso residencial de água representa apenas cerca de um décimo do consumo total de água, cada pequena ajuda e se todos fossem conscientes sobre seu uso de água, a quantidade de água economizada seria substancial.> Agricultura e pecuária representam 75% do consumo de água hoje. As pessoas em todo o mundo estão consumindo mais carne do que nunca e o que podem não perceber é que são necessárias 15 vezes mais água para produzir um quilo de carne do que produzir um quilo de trigo. Adicione a crescente população do planeta e estes números são surpreendentes. Os consumidores podem ajudar a reduzir a quantidade total de água utilizada na agricultura, incorporando mais refeições vegetarianas em sua dieta e incentivando outros a fazerem o mesmo.
Mudanças Climáticas As mudanças climáticas contribuíram para o aumento do consumo de água porque causa regiões molhadas mais úmidas e regiões secas mais áridas. Os reservatórios de água são incapazes de lidar com grandes inundações de água, e as plantações e árvores geralmente acabam murchando ou morrendo quando a água secar. Outro grande consumidor de água que pode ser atribuído à mudança climática é que os governos ocidentais estão subsidiando o crescimento de culturas para biocombustível. Em 2009, as Nações Unidas estimaram que 2% da água usada para irrigação foi usada em culturas de biocombustíveis. Com o aumento da demanda por essas culturas, o consumo de água pode aumentar quatro vezes.
A água é usada em muitas das etapas envolvidas na fabricação de produtos, desde a fabricação e processamento até a lavagem e transporte. Felizmente, os usuários industriais estão na vanguarda do movimento de conservação da água. Muitas empresas, como a Coca Cola, estão à frente da legislação do governo. O gigante dos refrigerantes prometeu reduzir o consumo de água em 20% até 2012. Se consumidores e industriais insistirem que os agricultores sigam essa tendência, o mundo terá água por muitas décadas.