casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O que causa fluido ao redor do coração?

O excesso de fluido ao redor do coração é chamado de derrame pericárdico. O pericárdio é um saco cheio de líquido que envolve o coração. Normalmente, há uma pequena quantidade de fluido nesse espaço. O excesso de líquido, incluindo o sangue, pode acumular-se nesta área e exercer pressão sobre o músculo cardíaco. Isso pode levar a falta de ar, dor no peito, tosse, fraqueza, ritmo cardíaco irregular e febre. Em alguns casos, a causa pode ser determinada, mas em outros casos, a causa permanece desconhecida.

Doenças que causam fluido ao redor do coração

Excesso de líquido ao redor do coração pode ser devido a uma doença que causa inflamação. Isso pode incluir artrite reumatóide, lúpus, HIV /AIDS e alguns tipos de câncer. Infecções virais, bacterianas, fúngicas ou parasitárias também podem criar fluido extra.

Doença da tireóide: causar fluido ao redor do coração. Ter uma tireóide sub-ativa, chamada hipotireoidismo, também pode contribuir para essa condição. Diminuição da atividade da tireóide pode levar ao aumento dos níveis de colesterol total e colesterol de lipoproteína de baixa densidade e uma possível alteração no colesterol de lipoproteína de alta densidade, que coloca uma pressão sobre o coração.

Procedimentos médicos que causam fluido ao redor do coração>

A inflamação do pericárdio pode ocorrer após um ataque cardíaco ou cirurgia cardíaca. Tratamentos como radiação e quimioterapia também têm sido associados ao derrame pericárdico.

Medicamentos podem causar acúmulo de líquido ao redor do coração. Certos medicamentos podem colocá-lo em maior risco de fluir ao redor do coração. Os medicamentos mais comuns a serem observados são hidralazina (usada para tratar a pressão alta), isoniazida (usada para a tuberculose) e fenitoína (usada para controlar convulsões epilépticas).

Outras causas de acúmulo de fluido ao redor do coração -

Uma condição chamada uremia pode causar muito acúmulo de fluido. A uremia ocorre quando os resíduos se acumulam no sangue por causa da insuficiência renal. A pericardite também parece ocorrer em alguns pacientes em diálise.