O ácido muriático é outro nome para o ácido clorídrico, que é um líquido altamente corrosivo e venenoso produzido quando o hidrocloreto, um gás, é misturado com água. Ele é usado em vários processos de fabricação (em processamento de fotografia e couro bronzeador, por exemplo) e como anti-séptico em vasos sanitários, de acordo com o Departamento de Saúde de Missouri. Pode queimar gravemente garganta, estômago, nariz e tecido da pele quando inalado, engolido ou derramado.
Queimaduras da pele
Lave as áreas contaminadas com água. Altas concentrações de vapor ou líquido podem causar vermelhidão e bolhas na pele. Em casos extremos, pode provocar congelamento, matar tecidos ou queimaduras profundamente ulceradas, alerta o Departamento de Saúde da Carolina do Norte. Lave a pele afetada com água por 15 minutos, mas não aplique sabão ou esfregue. Remova qualquer roupa ou jóia que possa ter entrado em contato com o produto químico e procure orientação médica.
A exposição aos olhos pode irritar e queimar ou causar inchaço, lacrimejamento, visão embaçada, sensibilidade à luz e cegueira. Como a pele, os olhos também devem ser lavados com água por 15 minutos. Levante as tampas superior e inferior ao fazê-lo. Se a vítima usa lentes de contato, verifique se elas foram removidas. Procure orientação médica, se necessário.
Inalação
Mova a vítima para o ar fresco e monitore a respiração. Respirar quantidades tóxicas deste produto químico causará congestão, tosse e sensação de queimação na garganta. Afaste a vítima da cena do acidente para o ar fresco. Verifique se há irregularidades respiratórias e faça RCP, se necessário. Ingestão