Um corpo humano contém aproximadamente 10 vezes mais bactérias do que células, de acordo com a Sociedade Americana de Microbiologia. Enquanto a maioria das bactérias é relativamente inofensiva ou realmente benéfica, existem algumas espécies que são prejudiciais para o corpo humano.
Intoxicação Alimentar
As bactérias são a causa de muitas doenças de origem alimentar resultantes de alimentos mal cozidos ou não lavados. Exemplos destes são Escherichia coli (E. coli) encontrados em carne bovina e legumes não lavados e Salmonella enterica comumente encontrados em frangos.
Infecção de feridas
Bactérias também podem causar sépsis em feridas e cortes não tratados. Se não for tratada, essas infecções podem levar à perda de membros e até a morte. Exemplos desses tipos de bactérias incluem Clostridium perfringens (gangrena) e Staphylococcus aureus (MRSA).
Outras infecções
Bactérias também podem entrar no corpo através de outros meios que não cortes e lesões, resultando em uma variedade de infecções. e problemas de saúde. O Helicobacter pylori é considerado uma das principais causas de úlceras em humanos. Problemas respiratórios, como pneumonia e algumas doenças sexualmente transmissíveis, também são causados por cepas bacterianas.
Muitas formas de bactérias são encontradas em água não tratada, o que pode resultar em danos graves ao trato digestivo humano e sua flora local. A ingestão dessas cepas de bactérias pode levar a sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo diarréia, vômitos e cãibras estomacais.
Agricultura Existem várias cepas de bactérias que agem como patógenos de plantas. Essas cepas podem se espalhar rapidamente por toda a população agrícola, resultando em escassez severa de alimentos e problemas econômicos para consumidores e agricultores.