A vesícula biliar é um órgão não vital, aproximadamente 10 cm por 4 cm, localizado pelo fígado. A vesícula biliar contém bile, que libera durante a digestão de alimentos gordurosos, auxiliando o sistema digestivo no processamento desses alimentos. Ocasionalmente, devido a uma quantidade significativa de gordura ou falta de gordura na dieta, a vesícula biliar desenvolve cálculos biliares, que são bastante dolorosos. Se os cálculos biliares não puderem ser dissolvidos através de ondas ultrassônicas, a vesícula biliar será removida cirurgicamente.
Hábitos Alimentares
Após passar por uma cirurgia para remover a vesícula biliar, é importante não estressar o sistema digestivo. No pós-operatório, as pessoas podem sentir diarreia e outros problemas digestivos; Manter práticas alimentares saudáveis e evitar certos alimentos pode ajudar a reduzir os efeitos colaterais incômodos. Ao comer, é importante fazer pequenas mordidas, mastigar bem os alimentos, só comer quando estiver com fome e comer até ficar satisfeito. Comer demais ou comer por causa do estresse pode agravar o problema.
Alimentos para incluir
A concentração de alimentos frescos não só permitirá que o corpo cure, mas melhorará a saúde geral. Batata doce, beterraba, pepino, feijão verde, abacate com moderação, alho fresco e cebola, tomate, uva, suco de uva, maçã, suco de maçã, frutas vermelhas, suco de vegetais, mamão, pêra, limão, peixe de água fria, farinha de linho e saudável óleos, como óleo de oliva e linho são todas boas escolhas alimentares.
Alimentos para evitar
Alimentos que não são facilmente digeríveis, contêm álcool ou cafeína, são ricos em gorduras - particularmente saturadas e gorduras trans ou têm possíveis efeitos colaterais desconfortáveis (como causar gás) devem ser eliminados da dieta. Alimentos que são ricos em gorduras e são difíceis de processar após a cirurgia incluem alimentos fritos, carne vermelha, carne de porco, ovos, margarina, sorvete e chocolate. Laranjas, grapefruit e milho também podem ser difíceis de digerir; trigo e cevada podem irritar o sistema digestivo. Vegetais como rabanetes, nabos, couve-flor e repolhos tendem a causar gases também devem ser evitados durante esse período.