Existe uma variedade de tipos de resíduos, incluindo resíduos domésticos e biomédicos. Cada tipo de resíduo requer descarte adequado. Com o descarte inadequado de qualquer tipo de resíduo, há maiores chances de poluição do meio ambiente e de fontes de alimentos e maior risco de exposição a doenças.
Resíduos de alto risco
Enquanto todos os resíduos que são descartados de forma inadequada risco de propagação de doenças, alguns resíduos foram identificados como tendo maior risco de disseminação de doenças do que outros. No topo da lista estão os resíduos médicos e bio-resíduos. Isso inclui qualquer resíduo que tenha sido usado em um procedimento médico. O critério geral de classificação dessas categorias é simplesmente se os resíduos contêm material biológico. Normalmente, isso pode ser sangue ou tecido interno. A quantidade de material biológico também é um fator. É importante considerar que mesmo uma atadura que tenha sido usada em um indivíduo infectado com doenças específicas pode exigir um descarte muito semelhante ao lixo hospitalar. Alguns resíduos domésticos podem apresentar risco aumentado de disseminação de doenças. Entre esses resíduos estão depósitos de mofo que são removidos da casa. Se você tiver alguma dúvida, verifique com as autoridades antes de descartar os resíduos em questão.
O que e como espalhar a doença? Existem várias maneiras que o descarte inadequado pode resultar na propagação da doença. A primeira delas é a introdução de patógenos no meio ambiente. É quando bactérias ou vírus são transportados no lixo e introduzidos em novas áreas. Há uma chance de que talvez um humano possa estar exposto ao lixo. O mais provável, porém, é que outro animal, como um rato ou um pássaro, possa ser exposto ao patógeno e depois retornar a uma população maior infectada. Isso pode criar populações doentes que podem disseminar a doença, possivelmente para outras espécies. A outra maneira que a disposição inadequada de alguns resíduos pode resultar na propagação de doenças é a partir de resíduos agindo como uma fonte de alimento ou terreno fértil para patógenos que poderiam não ter atingido uma população tão alta. Isto cria um risco muito específico quando o lixo é material biológico humano ou outro bio-resíduo. Bactérias e vírus são causas de doenças de alto risco que são encontradas em alguns resíduos. De particular interesse são os vírus que causam hepatite e HIV e bactérias que causam tuberculose. Estes são mais comumente encontrados em ambientes médicos, mas podem existir em resíduos comuns e podem crescer em bio-resíduos a partir de qualquer fonte.
Disposição adequada
Os regulamentos de disposição variam de lugar para lugar. Locais que descartam resíduos de alto risco diariamente devem integrar métodos de descarte. Se qualquer um dos produtos que você tiver em casa tiver instruções especiais para descarte, certifique-se de segui-los ao descartar o produto. Onde quer que você esteja, se tiver dúvidas, pergunte a alguém que tenha conhecimento dos detalhes da sua situação.
Proteção
A proteção geral é a evitação. Quando possível, não manipule nem toque nos resíduos. Se necessário, certifique-se de usar luvas de grau médico para evitar a exposição. Use também equipamento adequado para evitar perfurações por objetos pontiagudos que possam ter sido descartados de maneira inadequada. Beba apenas água que é tratada para beber e nunca coma de depósitos de lixo.
Se você testemunhar descarte inadequado ou ver resíduos que foram descartados indevidamente, informar as autoridades competentes pode ajudar a limitar poluição e o risco de propagação de doenças. A maioria dos governos locais tem departamentos ou pessoal treinado nesses procedimentos. , , ] ]