casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Alimentos que podem baixar o WBC

Os glóbulos brancos (leucócitos) são essenciais para a saúde do corpo. Uma contagem baixa de glóbulos brancos (WBC) deixa o corpo altamente vulnerável à infecção. Uma contagem de leucócitos acima da faixa normal não é necessariamente indicativa de uma condição médica adversa, embora possa ser um sintoma de uma infecção subjacente, como tuberculose ou hepatite, ou de uma condição alérgica. É importante entender que uma alta contagem de glóbulos brancos está associada a essas condições, mas não é a causa delas. Talvez por causa disso, o efeito da dieta na redução da contagem de glóbulos brancos não foi extensivamente pesquisado.

glóbulos brancos do sangue

glóbulos brancos (leucócitos) formam uma parte importante do sistema imunológico do corpo. Assim como os glóbulos vermelhos, eles se desenvolvem a partir da medula óssea nos ossos grandes do corpo e são encontrados em toda a corrente sanguínea, bem como no sistema linfático. A contagem normal de glóbulos brancos em um litro de sangue humano é de 4,3-10,8 × 103 /mm3.

Contagens altas e baixas

Uma contagem de glóbulos brancos que é maior ou menor que a normal pode ser uma causa ", 1],Uma contagem alta é referida como leucocitose. Uma contagem baixa, ou leucopenia, pode ser perigosa, pois mostra o comprometimento do sistema imunológico do corpo, aumentando o risco de infecção. Está associada a uma ampla gama de doenças, desde a leucemia à gripe e linfoma de Hodgkin.

O efeito da dieta

Dieta e nutrição podem afetar a contagem de glóbulos brancos. Indivíduos com uma contagem baixa são aconselhados a comer alimentos que ajudam a impulsionar o sistema imunológico. Estes incluem iogurte vivo, frutas, alho, espinafre e outros vegetais e alimentos ricos em zinco, como cogumelos shiitake. Também deve ser tomada precaução sobre os alimentos que carregam um risco de infecção, como leite cru e queijo.

Reduzindo os glóbulos brancos do sangue

Embora pouca pesquisa tenha sido feita sobre formas de reduzir os leucócitos através da dieta, uma condição conhecido como leucocitose digestiva oferece ponteiros. Esta condição foi relatada pela primeira vez em 1930 pelo Dr. Paul Koukachoff, que encontrou um aumento na contagem de glóbulos brancos imediatamente após o consumo de alimentos cozidos. O aumento não foi observado em indivíduos que comeram alimentos crus (ou alimentos aquecidos apenas abaixo de uma determinada temperatura) ou em indivíduos que adicionaram alimentos crus à sua dieta alimentar cozida. Deve-se notar que os métodos e resultados de Koukachoff foram questionados.

Dietas crus

Pelo valor nominal, então, uma dieta alimentar crua ou não cozida, ou uma dieta incorporando uma proporção significativa de tal alimento, pode reduza a contagem de glóbulos brancos ou ajude a mantê-la dentro do intervalo normal. Os defensores das dietas de alimentos crus geralmente recomendam que os alimentos não devem ser aquecidos acima de 104 graus Fahrenheit. O benefício alegado é que isso preserva enzimas alimentares que são destruídas em temperaturas mais altas. Pouca pesquisa, no entanto, foi conduzida sobre a conexão entre alimentos crus e contagem de leucócitos, e os benefícios das dietas brutas continuam a ser debatidos.