À medida que as pessoas envelhecem, seus olhos também passam por mudanças. A lente e a córnea começam a amarelar e escurecer, e as pupilas diminuem de tamanho. O olho do envelhecimento também muda para ter um alto grau de dispersão de luz à medida que as cataratas se formam e o campo de visão fica limitado. Por esta razão, as cores que são escolhidas para os idosos devem remover qualquer amarelecimento e brilho, já que os olhos de uma pessoa de 60 anos só podem filtrar um terço de alguém de 20 anos. Distinguindo as cores
Pessoas idosas pode ter dificuldade em distinguir cores. Eles precisam de três vezes a quantidade de luz para ver, mas são sensíveis ao brilho. Cores como vermelho, verde, amarelo ou azul aparecerão atenuadas para o olho idoso. Devem ser usadas cores que forneçam alto contraste, como placas brancas e uma toalha de mesa de cor escura. Os assentos da cadeira devem contrastar com o piso para tornar a borda da cadeira mais visível. O mesmo vale para os acessórios de banheiro, contrastando com as paredes e o chão, para que sejam muito visíveis.
Escolhas de cores para os idosos
Quando as pessoas envelhecem, elas podem experimentar sentimentos de solidão e medo. Usar cores quentes e promover segurança e harmonia é importante. Ao pintar paredes e decorar uma sala, as cores utilizadas podem ter um efeito positivo na mente e no humor das populações idosas. Usar uma variedade de cores pode manter as habilidades cognitivas funcionando. Usar azuis suaves, violetas e lavanda pode fazer a pessoa idosa se conectar a um estado de espírito espiritual ou reflexivo.
Cores vivas
O uso de cores brilhantes ao projetar para os idosos ajudará na perda de acuidade. Enquanto as pessoas mais velhas podem gostar de pastéis, as cores podem não ser brilhantes o suficiente para olhos idosos. Tons mais suaves de vermelho ou laranja ajudarão a melhorar os níveis de energia e a circulação. Cor pêssego, tans quente e damasco, terra cota e rosa funcionam bem com olhos idosos. Estudos feitos em lares de idosos mostram que beges suaves contrastando com azuis /verdes suaves eram pacíficos e apoiavam emocionalmente.
Cores podem ajudar populações idosas
Usar padrões florais pode evocar memórias agradáveis em populações idosas, uma vez que vai lembrá-los de uma vida rural mais calma e simples.
Até mesmo a cor dos remédios pode ajudar os idosos a lembrarem-se de tomá-los. Os pesquisadores estão estudando o efeito da coloração das pílulas para a condição, por exemplo, pílulas vermelhas para medicação do coração e uma pílula azul calmante para a medicação para a dor. Idosos que tomam muitos medicamentos prescritos podem usar cores e formas familiares para manter as doses corretas.