Um hemangioma hepático é uma massa emaranhada de vasos sanguíneos mal formados que ocorre no fígado. Ele é tipicamente benigno e pode nem mesmo ser descoberto a menos que um paciente esteja passando por um procedimento ou teste para outra condição. A maioria dos hemangiomas hepáticos pode ser deixada em paz, mas se a pessoa for grande o suficiente para empurrar os órgãos próximos do abdômen e causar problemas, o tratamento pode ser necessário.
Sintomas e Tratamento
Se você suspeitar que tem um hemangioma hepático, procure sintomas que incluam sentir-se cheio depois de comer apenas uma pequena quantidade de comida, falta de apetite, dor na porção superior direita do abdômen, náusea e vômito. Se esses sintomas persistirem, fale com seu médico. Ele pode solicitar exames que determinarão se você tem um hemangioma hepático, onde ele está localizado e como ele pode ser tratado.
A cirurgia para remover o hemangioma hepático ou partes do fígado que são afetadas pelo hemangioma pode ser recomendado. Em outros casos, seu cirurgião pode decidir usar procedimentos que parem o fluxo de sangue para o hemangioma. Sem um suprimento de sangue, o hemangioma geralmente pára de crescer e pode encolher. A radioterapia ou a cirurgia de transplante hepático podem ser necessárias em casos raros em que um hemangioma hepático é muito grande ou se houver múltiplos hemangiomas.
Dieta
Como os hemangiomas hepáticos são causados por defeitos congênitos, e a probabilidade de ocorrerem aumentada pela gravidez e pela terapia de reposição hormonal da menopausa, não há uma dieta específica a ser seguida para preveni-las ou tratá-las. Uma dieta saudável, no entanto, ajudará a manter o fígado em ótima forma. O fígado é o maior órgão do corpo e responsável pela conversão de alimentos em energia, eliminando as toxinas do sangue e auxiliando na digestão. Manter uma dieta equilibrada para manter o funcionamento do fígado como deveria.
Certifique-se de que você está recebendo quantidades adequadas de vitaminas e minerais consumindo frutas e legumes todos os dias. Um fígado que tenha sido sobrecarregado ou danificado por um hemangioma hepático pode não ser capaz de armazenar vitaminas e minerais suficientes, então inclua outros adicionais em sua dieta. Limite a quantidade de proteína e sódio que você consome. A proteína é mais difícil para o fígado processar, e o excesso de sódio pode causar acúmulo de líquido na cavidade abdominal. Mantenha uma dieta pobre em gordura e rica em carboidratos. O excesso de gordura pode sobrecarregar o fígado, mas os carboidratos são necessários para fornecer energia ao organismo. Beba álcool apenas com moderação, pois o álcool é tóxico para o fígado e para os nervos e obriga o fígado a trabalhar mais para eliminá-lo do corpo.
Promova a saúde do seu fígado adicionando alimentos específicos ao seu consumo diário. dieta. Estes incluem alho e cebola, que ajudam na desintoxicação eficaz; vegetais crucíferos, que também auxiliam na desintoxicação e produção de enzimas; frutas altamente antioxidantes, alcachofras e folhas verdes amargas.