casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Os efeitos da inalação de vapores anticongelantes

Anticongelante, uma combinação de água, etilenoglicol e outros produtos químicos, é usado em todos os tipos de veículos para evitar que o fluido do radiador ferva em dias quentes e congele em dias frios. O etileno glicol, em particular, é tóxico e pode causar dificuldades respiratórias e cardíacas, danos cerebrais, insuficiência renal e morte. O anticongelante nunca deve ser ingerido, e sua fumaça nunca deve ser inalada.

Toxicidade

Embora as regulamentações federais não considerem que o anticongelante seja um material perigoso, ele pode ser classificado como tal devido aos metais e outros contaminantes. que estão presentes nele. Anticongelante é extremamente venenoso para animais e seres humanos. Devido ao seu aroma e sabor adocicado, o anticongelante é atraente para crianças, gatos, cães e outros animais domésticos e animais selvagens. Por esta razão, nunca deve ser descartado em cursos de água, sistemas sépticos, esgotos ou mesmo no solo. Efeitos da inalação de fumos anticongelantes Enquanto a ingestão de anticongelante pode causar os efeitos mais nocivos para o corpo , ainda não é seguro inalar os vapores do produto. Os vapores anticongelantes podem causar irritação nos olhos e irritação das vias respiratórias superiores. Além disso, os vapores inalados, especialmente se forem de uma névoa, podem causar dificuldades respiratórias, dores de cabeça, sonolência, visão turva, movimentos oculares irregulares, náuseas e vômitos. As Fichas de Dados de Segurança de Material mostram que a inalação repetida de vapores de anticongelante pode afetar o sistema nervoso central. O coma pode ocorrer se a fumaça do anticongelante inalado estiver em forma de névoa. Além disso, indivíduos com condições médicas pré-existentes podem ser mais suscetíveis aos efeitos causados pela inalação de anticongelante.

Tratamento Médico

Se um indivíduo inalou anticongelante, mova-o para um ambiente com ar fresco. Se ele estiver com dificuldades respiratórias ou tiver parado de respirar, aplique respiração artificial e procure atendimento médico de emergência. Se o anticongelante entrar em contato com a pele, lave imediatamente a área afetada com água e sabão. Procure atendimento médico se a irritação persistir. Se o anticongelante tiver sido ingerido, procure imediatamente atendimento médico de emergência. Não induzir o vômito ou dar qualquer tipo de medicação pela boca.

Como usar com segurança

Sempre armazene anticongelante em recipientes ou recipientes originais que identifiquem claramente anticongelante como sendo o produto químico que está contido dentro. Mantenha longe de crianças e animais de estimação, e nunca descarte o anticongelante de uma maneira descuidada. Alternativas anticongelante

De acordo com a Clínica Animal de Atchison, o anticongelante à base de propileno glicol é uma alternativa mais segura. O propilenoglicol é menos tóxico que o etilenoglicol, que é o principal ingrediente encontrado na maioria dos produtos anticongelantes padrão. Embora ainda possa ser prejudicial, o propilenoglicol não é tão tóxico quanto o etilenoglicol; portanto, a inalação ou ingestão acidental não seria tão desastrosa para seres humanos ou animais.

, , ] ]