Psicológico e mental são termos que são usados de forma intercambiável para descrever questões semelhantes. Ambos os tipos de problemas interferem nos níveis em que uma pessoa funciona. No entanto, esses termos são frequentemente percebidos de maneiras diferentes e podem afetar a forma como um indivíduo com esses problemas é tratado.
Distinguir entre problemas psicológicos e mentais é significativo, pois os dois adjetivos têm diferentes significados e níveis. do estigma na sociedade.
Os problemas mentais são identificados com base na experiência e na observação de uma variedade de sintomas que culminam em um diagnóstico psiquiátrico. Com problemas psicológicos, o clínico formula uma hipótese baseada nos sintomas, além de fatores sociais e ambientais que afetam o paciente.
Problemas psicológicos
O sofrimento decorrente de problemas psicológicos é percebido como resultado de fatores ambientais ou circunstâncias sociais. . Essa percepção coloca a responsabilidade em fatores externos que estão além do controle da pessoa.
Problemas Mentais
Os problemas mentais são percebidos como causados por fraquezas individuais ou falhas genéticas. Essa percepção coloca a culpa pelo problema em fatores internos que o paciente deve ser responsável pelo controle.
Considerações
Descrever o problema de um indivíduo como "psicológico" permite o respeito pelas práticas espirituais, religiosas e culturais que estão fora a norma. Descrever o problema como "mental" causa estigma que às vezes é associado a incompetência, crime ou violência.