O poliestireno, também conhecido como isopor, representa um grande perigo para os aterros sanitários. O material pode levar centenas de anos para se decompor, aumentando a desordem em aterros já cheios. Por pior que seja, é muito pior queimar o material. Quando queimado, o isopor libera mais de 90 substâncias químicas perigosas diferentes e os efeitos são vastos e prejudiciais à saúde de qualquer pessoa presente para a queima.
Monóxido de carbono
Quando o isopor é queimado, o monóxido de carbono é liberado o ar. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), o monóxido de carbono é um gás indetectável que pode matá-lo antes que você esteja ciente de sua presença. No melhor dos casos, a exposição ao monóxido de carbono pode causar desmaios, tonturas e náuseas. O monóxido de carbono é um dos produtos químicos mais perigosos a serem liberados como resultado da queima de poliestireno.
Estireno Vapores
O estireno é um líquido oleoso e é usado na produção de poliestireno. Quando o isopor é queimado, os vapores do estireno são liberados no ar. O estireno também está presente na fumaça do cigarro, mas em doses muito menores. O vapor que é liberado do estireno pode afetar os sentidos, particularmente os olhos, e também pode afetar negativamente o sistema nervoso central. A EPA está atualmente pesquisando uma possível correlação entre o estireno eo câncer.
Os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos
Os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs) são um grupo de compostos que podem aparecer em diversos materiais, incluindo isopor. Existem inúmeros efeitos que resultam da exposição a partículas de PAH, incluindo bolhas, irritação, problemas reprodutivos e até câncer. A reação de um indivíduo aos HAP depende da hereditariedade e dos vários níveis de tolerância. Alguns PAHs podem ser detectados através de testes e outros não.
Carbon Black
O negro de carbono é, essencialmente, o carbono puro produzido pela queima de hidrocarbonetos. A exposição ao negro de fumo não é tão perigosa quanto a exposição a algumas das outras substâncias químicas liberadas durante a queima, mas a exposição a longo prazo apresenta algum risco. A principal preocupação de saúde da inalação de negro de fumo envolve o sistema respiratório. Pode haver tosse e pequenas alterações na atividade pulmonar, mas não há correlação conhecida entre o negro de fumo e o câncer ou qualquer outro sistema corporal. , , ] ]