O acetato de sódio é um composto iônico com a fórmula química C2H3NaO2 comumente usado em laboratórios - especialmente laboratórios de bioquímica. Atua como um tampão, uma substância química que estabiliza o pH de uma solução, e também encontra uso nas indústrias de curtumes, têxtil e petroquímica, entre outras. Diacetato de sódio - um composto formado pela mistura de vinagre e acetato de sódio - é um aditivo alimentar comum.
Riscos de Produção
Fornecedores e fabricantes de produtos químicos normalmente produzem acetato de sódio, reagindo ácido acético (vinagre) com hidróxido de sódio ou carbonato de sódio; Ele também pode ser produzido sem qualquer equipamento especial, simplesmente misturando vinagre e bicarbonato de sódio. Se o hidróxido de sódio é utilizado em sua fabricação, a produção pode representar alguns perigos, uma vez que o hidróxido de sódio é um composto altamente cáustico. A reação do vinagre com bicarbonato de sódio, no entanto, não é perigosa. A FDA classifica o acetato de sódio sob a categoria "Geralmente reconhecido como seguro" quando usado como um aditivo alimentar. Diacetato de sódio é um conservante comum e intensificador de sabor feito usando acetato de sódio e também é geralmente reconhecido como seguro. Em geral, não se acredita que o acetato de sódio seja prejudicial em pequenas quantidades, nem é considerado prejudicial ao meio ambiente em níveis baixos.
Mediana da dose letal
Uma medida às vezes usada para avaliar a toxicidade de uma substância é a dose letal mediana, ou LD50 - a quantidade de substância química por quilograma de peso corporal necessária para matar metade de uma população de ratos que a ingerem durante um determinado período de tempo. De acordo com a Folha de Dados de Segurança do Abbey Chemicals, um fornecedor químico, o LD50 para acetato de sódio é 3530 miligramas por quilograma, o que significa que a dose letal mediana em ratos é 3530 miligramas por quilograma de peso corporal - uma quantidade muito grande para consumir . O LD50 para sal de mesa é de 3000 miligramas por quilo em comparação.
Irritante
Acetato de sódio, assim como o vinagre, é considerado um irritante para os olhos e um irritante da pele leve. Acetato de sódio pode causar irritação se entrar em contato com os olhos ou for esfregado na pele.
Inflamabilidade O acetato de sódio é potencialmente inflamável e não deve ser colocado em contato com chamas abertas. Reage violentamente com alguns oxidantes fortes e ácidos fortes como ácido nítrico ou nitrato de potássio. Sob as condições certas, uma mistura de nitrato de potássio e acetato de sódio vai explodir, então o acetato de sódio deve ser armazenado separadamente do nitrato de potássio e outros oxidantes fortes.