Problemas nos rins
A concentração sérica de uréia é importante para determinar se os rins estão funcionando corretamente. Um nível elevado de ureia sérica significa que os rins não estão filtrando adequadamente.
Ureia sérica baixa
Se um paciente apresentar um nível baixo de ureia sérica, isso pode indicar problemas com o fígado. Se o fígado não estiver sintetizando proteínas, então a ureia não será produzida.
Desidratação
Se o nível sérico de ureia do paciente for maior que o normal, isso pode significar que a pessoa está desidratada. Quando o corpo está desidratado, os rins vão reabsorver mais uréia quando ADH (hormônio antidiurético) é produzido para reduzir a perda adicional de líquidos.
Dieta
A dieta também pode afetar os níveis séricos de ureia. Dependendo se uma pessoa tem uma dieta rica em proteínas, pode alterar o nível sérico de ureia, dando uma falsa indicação de que pode haver um problema renal ou hepático.
Testando
O sangue venoso pode ser extraído e testado para determinar os níveis séricos de ureia. Um nível sérico normal de ureia para adultos está entre 15 e 50 mg /dl.