casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Quais são os perigos da hemoglobina alta?

A hemoglobina é um pigmento vermelho do sangue. Consiste em duas partes globina; uma proteína simples específica (96%) e os outros 4% é um grupo prostético não específico, um ferro contendo um pigmento chamado heme, que permanece no estado ferroso. Transporta oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo e retorna dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões. A hemoglobina alta é uma condição caracterizada pelo aumento do número de glóbulos vermelhos em relação à idade e sexo do indivíduo. O início desta condição é sutil e gradual. É comumente encontrada em homens acima de 40 anos de idade.

Os perigos associados à hemoglobina alta são:

Principais doenças

A condição indica um aumento na massa de hemácias que produz hiper viscosidade que, por sua vez, prejudica a entrega de oxigénio ao tecido e produz oclusão vascular e congestão dos capilares. A oclusão vascular leva a sintomas de insuficiência vascular periférica, complicações trombóticas e hemorrágicas, que são: insuficiência vascular levando à dor isquêmica do membro com ou sem gangrena. As complicações trombóticas são trombose arterial e trombose venosa. A trombose arterial, por sua vez, leva a angina pectoris, enfarte do miocdio, enfarte pulmonar, trombose cerebral e trombose da artia do membro. A trombose venosa leva à trombose da veia hepática e mesentérica. Pode haver também manifestações tromboembólicas.

Episódios hemorrágicos

Sangramento gengival, sangramento nasal, presença de sangue na urina, sangramento gastrintestinal na forma de vômito no sangue e melena são comumente experimentados pelos pacientes. br> Dor abdominal

Infarto esplênico, que é o processo de morte do tecido devido ao suprimento insuficiente de sangue, ou infarto renal, pode ser a causa da dor abdominal.

Diatese gotosa

um estado de suscetibilidade a ataques de gota ou desenvolvimento de tofos ou sódio urato devido ao aumento do nível de ácido úrico no sangue. As características comuns incluem dor nas articulações, inchaço das articulações, dor com cólica renal devido à urato no rim e /ou ureter e nefropatia por ácido úrico, que é uma doença autoimune que afeta os rins.

Infecção do trato respiratório> Infecções intercorrentes, especialmente do trato respiratório, como bronquite, que leva à bronquite crônica e enfisema enfim, uma doença respiratória crônica.

Baço aumentado

O baço é aumentado principalmente pela hiperplasia (proliferação de células dentro de um órgão ou tecido) da polpa e distensão com sangue em cerca de 75 por cento dos casos. Enfarte esplênico é comum.

Outros perigos

Com a progressão da doença, ocorre proliferação de elemento fibroso e a doença pode passar para mielofibrose, um distúrbio sério da medula óssea que perturba a produção normal de sangue do seu corpo células Menos comumente, leucemia mieloide aguda /leucemia mielóide crônica pode ocorrer como evento terminal como resultado da transformação observada em distúrbios mieloproliferativos crônicos.

, , ] ]