A ferritina é uma proteína contida dentro das células que armazena ferro para uso posterior pelo corpo de um indivíduo. A quantidade de proteína no seu corpo está diretamente relacionada à quantidade de ferro que pode ser armazenada. A ferritina é armazenada no fígado, baço, músculos esqueléticos, medula óssea e no sangue.
Níveis de Ferritina
Para testar os níveis de ferritina, um simples exame de sangue pode ser realizado. Se os níveis de ferritina são baixos, é geralmente indicativo de uma deficiência de ferro, que pode necessitar de tratamento.
O nível ideal de proteínas de ferritina presentes no seu corpo é um teste de sangue de 70 miligramas por decilitro (que é uma unidade de concentração em peso e por contagem molecular) e 90 miligramas por decilitro. No entanto, o intervalo normal para homens adultos é entre 30 e 300 miligramas por decilitro. Muitos indivíduos com resultados de teste de ferritina abaixo de 60 miligramas por decilitro podem ser prescritos para tratamento de deficiência de ferro.
Sintomas
Baixas quantidades de ferritina nem sempre têm sintomas, mas a condição pode ser um precursor para um indivíduo em desenvolvimento. anemia. Alguns sintomas iniciais associados à baixa ferritina incluem pequenas dores, fadiga fácil, fraqueza, aumento do pulso ou palpitações, perda de energia, perda de libido, aumento da irritabilidade e confusão. Outros sintomas podem incluir pica (ingestão de itens não alimentares), pagofagia (ingestão compulsiva de gelo), pequenas dores abdominais, azia e dormência ou formigamento nas extremidades. As mulheres também podem passar por períodos longos ou invulgarmente pesados.
Sinais
Muitos pacientes também apresentam sinais visuais de baixos níveis de ferritina e deficiências de ferro, que incluem palidez da pele ou dos olhos, fragilidade ou fraqueza das unhas, problemas, problemas cognitivos e contusões fáceis ou excessivas.
Como as deficiências de ferro também podem alterar o metabolismo da tireoide, e baixas deficiências de ferro e ferritina estão frequentemente associadas à doença hipotireoideana.
Prevenção
Prevenir níveis baixos de ferritina em seu corpo, esteja ciente dos fatores de risco associados à doença, incluindo uma dieta pobre em ferro, perda de sangue incomum, história familiar de deficiências de ferro e os sintomas mencionados.
Tratamento
Se Se você acha que pode ter condições como baixa ferritina, deficiência de ferro, anemia ou hipotireoidismo, consulte seu médico antes de iniciar o tratamento. O tratamento para a baixa ferritina geralmente inclui a suplementação da dieta atual com ferro. Isso pode ser feito por meio de produtos alimentícios ricos em ferro, como carnes magras, ovos, vegetais verdes e folhosos e produtos de pão integral. A condição também pode ser auxiliada por medicamentos de suplemento de ferro disponíveis sem receita em sua farmácia local. Certifique-se de ler as instruções e avisos sobre esses suplementos para o seu tratamento.
De acordo com os Centros Federais de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o curso recomendado de terapia é um tratamento de três meses. No entanto, algumas condições e indivíduos podem necessitar de seis a doze meses para tratamento. Consulte o seu médico para identificar o melhor curso de tratamento.