Sete em cada 10 pessoas recebem um raio X médico ou odontológico a cada ano, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental, tornando os raios-X a principal fonte de exposição à radiação causada pelo homem. Milhares de máquinas de raios-X são usadas todos os dias em ambientes médicos.
As máquinas de raios-X trabalham enviando pequenas partículas de raios X, chamadas de fótons, através do corpo e capturando-as em filmes especiais. ou um computador. As partículas de raios X são do mesmo tipo de radiação que a luz do sol e viajam pelo corpo da mesma maneira.
Como os fótons se movem facilmente através de substâncias como o ar, estes aparecem como pretos no filme de raios X. Fluidos no corpo aparecem como cinza, porque os fótons podem penetrar parcialmente no líquido. Os fótons não podem penetrar em matéria muito densa, como ossos e dentes, e essas substâncias aparecem no filme de raios-X como branco.
Os exames de raio-x são feitos por profissionais médicos treinados, chamados radiologistas, medical setting.
Pros
As radiografias são uma ferramenta de diagnóstico útil porque podem fornecer uma visão clara de muitas estruturas internas que só poderiam ser vistas através de métodos mais complexos ou intrusivos sem raios X.
Os raios X podem iluminar o sistema esquelético para diagnosticar ossos quebrados ou danos nas articulações. Eles também podem confirmar a existência de suspeitas de bloqueios corporais, como pedras nos rins ou cálculos biliares, que podem precisar de intervenção médica.
Por serem testes rápidos e fáceis de realizar, os raios X são bons para situações como emergência. visitas aos quartos, onde a velocidade é importante.
Contras
Os raios X têm o potencial de causar danos celulares porque são raios ionizantes e podem remover elétrons dos átomos com os quais entram em contato. Embora o risco seja pequeno, é possível que esse dano celular possa levar ao câncer. Em alguns casos raros, esse dano pode afetar as células do ovário ou os espermatozóides, tornando a pessoa infértil.
Os raios X são potencialmente perigosos para crianças muito pequenas. Eles têm o potencial de causar defeitos congênitos em crianças não-nascidas.
Considerações
A Academia Nacional de Ciências disse que, na maioria dos casos, os benefícios do diagnóstico superam os possíveis riscos do uso de raios-X. Para garantir sua segurança, escolha profissionais treinados em instituições médicas reconhecidas para realizar seus raios-X e siga cuidadosamente as instruções dadas durante o procedimento.
Certifique-se de informar o seu médico se estiver grávida, tentando se tornar grávidas ou amamentando antes do seu exame de raios-x.
Se você tiver dúvidas sobre a segurança dos raios X, converse com seu médico ou profissional de saúde. regulada por várias agências diferentes nos Estados Unidos. Estados individuais trabalham com a Food and Drug Administration para inspecionar e aprovar as máquinas de raios-X usadas dentro de suas fronteiras. O FDA regula a produção de máquinas de raios-X. O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia é responsável por estabelecer os padrões de uso e fabricação de raios X.