ácido estomacal, também conhecido como ácido gástrico, é o principal agente digestivo do corpo. Dr. Ronen Arai, escrevendo para YourTotalHealth.com, diz ácido estomacal é projetado "para ajudar a quebrar alimentos e ajuda a digestão." Consequentemente, o ácido do estômago é mais eficaz na digestão quando tem um baixo nível de pH, tornando-se altamente ácida. PH incorreto e níveis anormais de ácido estomacal podem levar a complicações médicas, incluindo refluxo ácido, úlceras e gastrite (inflamação do estômago).
Os fatos
O American Heritage Dictionary define pH como “uma medida da acidez ou alcalinidade de uma solução, numericamente igual a 7 para soluções neutras, aumentando com o aumento da alcalinidade e diminuindo com o aumento da acidez. A escala de pH comumente utilizada varia de 0 a 14 ”. De maneira simples, as soluções com pH baixo são altamente ácidas. A faixa normal de pH para ácido gástrico é entre 1,5 e 3,5, tornando-se altamente ácida. Esta acidez cria um ambiente ideal para a pepsina, a principal enzima digestiva, para quebrar a comida.
A enfermeira Marcelle Pick, no site womentowomen.com, diz que a parede do estômago tem cinco camadas, incluindo mucosa, submucosa e camadas de músculo. A camada mais interna, a mucosa, produz ácido estomacal e pepsina. O ácido é composto principalmente por ácido clorídrico (HCl). O volume normal de ácido estomacal varia de 20 a 100 ml, ou cerca de 1 colher de sopa a pouco menos de meio copo.
O pH do ácido gástrico é importante para manter uma digestão saudável. Um pH muito baixo pode levar a condições ulcerativas, enquanto um pH anormalmente alto evita a quebra adequada dos alimentos. Um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Michigan também confirmou que a acidez estomacal reduzida pode tornar o estômago mais suscetível a infecções bacterianas que podem causar úlceras e gastrites.
Considerações
Os níveis de pH do ácido estomacal podem ser afetados pela infecção , estresse e outros fenômenos fisiológicos. A alta acidez (baixo pH) pode levar a problemas estomacais e indigestão, mas - ao contrário da crença popular - as escolhas alimentares específicas têm pouco a ver com o pH do ácido estomacal. Gloria Tsang, uma nutricionista registrada do HealthCastle.com, ressalta que beber leite para acalmar um estômago ácido pode ajudar temporariamente, mas pode resultar em superprodução de ácido mais tarde.
Aviso:
A melhor maneira de manter um bom nível de pH do ácido estomacal é através de medidas comportamentais. Gloria Tsang, RD, diz: "Apenas duas mudanças comportamentais podem reduzir os sintomas de ácido estômago - comer menos e elevar a cabeça durante o sono." Marcelle Pick, NP, acrescenta que reduzir o estresse e manter a boa postura também pode ajudar a preservar o ácido do estômago adequado