O gelo funciona como um agente constritor, que estreita os vasos sanguíneos na área da lesão, reduzindo assim o fluxo sanguíneo para aquela região. Infelizmente, o fluxo sangüíneo é um dispositivo de cura natural usado pelo corpo para trazer as células brancas do sangue para o local da lesão para iniciar o processo de cicatrização. Enquanto o gelo pode reduzir o inchaço, restringindo a quantidade de sangue e outros fluidos que podem atingir o local, ele também pode retardar o processo de cura dessa maneira. Portanto, o gelo nunca deve ser aplicado por um período excessivo de tempo. Alguns minutos imediatamente após a lesão e várias vezes ao dia, ou sempre que desejado, não causam danos, mas nunca usam gelo por mais de dez minutos de cada vez. O gelo também pode fazer com que o sistema linfático próximo à lesão abra e dilua a área lesada com fluidos que podem realmente contribuir para o inchaço e a dor da lesão, se deixados no local por muito tempo. Um período de tempo mais curto no gelo é melhor, pois as células adiposas se manterão na temperatura mais baixa por um período de tempo, mesmo depois de o gelo ter sido removido. É por isso que seu braço ou perna ainda sente frio vários minutos depois de remover o gelo.
Reduzindo a Dor e a Inflamação
A aplicação de gelo a uma lesão reduz a dor e a inflamação, mas se não for feita corretamente, pode ferir área mais, criando uma queimadura de gelo na pele, que pode quebrar a estrutura celular da pele. Sempre aplique o gelo em cima de um pano para proteger a pele de novas lesões. O frio extremo não deve ser aplicado diretamente na pele, pois pode causar mais danos do que benefícios. Alguns pacotes de gelo vêm com uma luva de tecido acolchoada que você deslize o pacote congelado antes de usar. Então você simplesmente amarra a mochila ao redor da lesão ou a coloca sobre a pele e o frio extremo é diminuído pelas camadas de tecido. A maioria das pessoas tem um limiar de dor que é atingido rapidamente quando o gelo é deixado diretamente na pele por mais tempo do que apenas alguns segundos.
Dez Minutos Em, Trinta Minutos Fora
Tente usar gelo por dez minutos após a lesão, espere meia hora e volte a gelar por mais dez minutos. Faça isso duas vezes por hora pelo tempo que for necessário e o inchaço diminuirá, a pele não será queimada pelo gelo e o sistema linfático fará seu trabalho adequadamente e removerá os fluidos do local da lesão. Depois de um tempo, você notará que o inchaço permanece baixo entre as coberturas e isso é um bom sinal de que o gelo fez o seu trabalho e não é mais necessário. Tente usar o gelo frugalmente, pois menos é o melhor quando se trata de tratar lesões com gelo.