A bromelaína é uma mistura complexa de enzimas digestoras de proteínas que tem muitas aplicações medicinais. Uma vez que é comumente acreditado para aliviar dores de estômago e azia, é um remédio antigo para a indigestão. Hoje, a bromelaína é popularmente usada para reduzir a inflamação relacionada à infecção, lesão e artrite. E novas evidências sugerem que também é eficaz na remoção de tecido morto de feridas e queimaduras. A bromelina em pomadas e cápsulas tópicas é derivada do caule e do suco da planta de abacaxi. Mas enquanto o abacaxi é uma importante fonte dietética de bromelaína, ele não fornece uma dosagem medicinalmente eficaz da substância. No entanto, o abacaxi é uma adição saudável para qualquer dieta e pode desempenhar um papel fundamental na manutenção da boa saúde. Além de ter traços de bromelaína, a carne de abacaxi é uma fonte valiosa. de vitamina C, manganês e tiamina. A vitamina C é um antioxidante solúvel em água que protege o organismo contra os radicais livres que atacam e destroem as células saudáveis. Os radicais livres facilitam o acúmulo de placas nas artérias, induzem ataques de asma, promovem o câncer de cólon e contribuem para a dor nas articulações. Além de reduzir o risco dessas condições, a vitamina C suporta a função imunológica e previne a recorrência da infecção. O abacaxi é também uma rica fonte de manganês e tiamina, nutrientes que ajudam nas defesas antioxidantes e na produção de energia. E como todas as frutas, o consumo regular de abacaxi pode reduzir o risco de um indivíduo desenvolver degeneração macular relacionada à idade.
Suco de abacaxi
Como o abacaxi, o suco de abacaxi é uma boa fonte de vitamina C, manganês e tiamina - no entanto, tem uma concentração maior de bromelaína. De fato, a bromelaína já foi extraída do suco de abacaxi, mas agora a enzima proteolítica é removida dos caules das plantas maduras. Embora suas propriedades antiinflamatórias sejam suaves, o suco de abacaxi é comumente usado em pacientes pós-operatórios para aliviar a dor da cirurgia. Um relatório no British Journal of Radiology também sugere que o teor de manganês do suco pode aguçar a resolução dos ductos pancreáticos e de outras estruturas de órgãos nas ressonâncias magnéticas. Como resultado, alguns médicos aconselham os pacientes a beber suco de abacaxi antes de passar por uma ressonância magnética. Suco de abacaxi também é remédio popular comum, historicamente tem sido usado como um diurético e como uma ajuda de entrega para o trabalho infantil. Ele também foi bebido como um antídoto para o enjôo e gargarejou para tratar uma dor de garganta.
Carne porque é uma enzima que digere proteínas, a bromelina extraída do abacaxi é usada regularmente como amaciador de carne. . Comumente disponível em forma de pó, a bromelina pode ser combinada com marinadas ou diretamente adicionada à carne. O suco de abacaxi também pode ser usado como amaciante de carne, embora tenha uma concentração muito menor de bromelaína. Abacaxi cozido e enlatado não são tão eficazes na amaciação da carne desde que suas enzimas foram desnaturadas.