casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Você pode ter câncer com contagens sanguíneas normais?

Os testes sanguíneos constituem um elemento na detecção de câncer e outras doenças. Os resultados dos exames de sangue que diferem substancialmente dos valores normais dão ao seu médico informações valiosas que a ajudarão a entender melhor sua situação de saúde. Os resultados normais dos exames de sangue têm um valor informativo similar. Mas nenhum resultado do exame de sangue indica claramente que você tem ou não câncer. Você pode ter câncer com contagens de sangue normal.

Porque seu médico pede exames de sangue? Como a Clínica Mayo observou, seu médico pode pedir exames de sangue de câncer por várias razões, uma delas é determinar o quão bem seus órgãos funcionam. Note também que o seu médico não pode detectar certos tipos de câncer com exames de sangue. O câncer de próstata, por exemplo, se confinado à próstata, provavelmente não irá aparecer em um exame de sangue comum, o teste de Contagem Total de Sangue, e pode não aparecer mesmo em um teste de PSA (Antígeno Prostático Específico). Seu médico irá recomendar pelo menos mais um teste, geralmente uma biópsia por agulha, antes da determinação do câncer de próstata. Uma biópsia de agulha é um teste relativamente indolor que o seu médico normalmente irá realizar em seu consultório.

Hemograma completo (CBC)

Um exame de sangue comumente usado, o teste CBC, revelará as quantidades comparativas de diferentes células do sangue em uma amostra de sangue. Se você tem muitas ou poucas células de certos tipos de células do sangue, isso sugere ao seu médico que você deve ter mais testes de diagnóstico, como uma biópsia da medula óssea. Por si só, um teste de hemograma não confirma que você não tem câncer, mesmo para aqueles cânceres que comumente aparecem em uma amostra de sangue.

Teste de proteína do sangue

Outro exame de sangue comum, teste de proteína do sangue, pode ajudar o seu médico, detectando proteínas anormais ou imunoglobulinas. Pessoas com níveis elevados de imunoglobulina podem ter mieloma múltiplo. Mas uma pessoa pode ter um nível elevado de imunoglobulina por outras razões. Na presença de outros fatores associados ao câncer, mesmo se você tiver uma proteína normal no sangue, precisará de exames adicionais. Outros testes

Após exames de sangue que confirmam células anormais, hemogramas anormais ou níveis anormais de imunoglobulina, O médico pedirá exames adicionais antes de concluir que você tem um câncer em particular. A citologia de urina (basicamente um exame de amostra de urina) pode revelar cânceres específicos da bexiga, do trato urinário ou dos rins. Testes de marcadores tumorais também ajudarão a confirmar ou rejeitar hipóteses de câncer. Mas os testes de marcadores tumorais também não dão resultados definitivos. Como um detetive, seu médico reúne provas que, cumulativamente, a levam a um diagnóstico. Nenhum teste de diagnóstico único pode determinar a presença ou ausência de câncer.

Second Opinions

Mesmo que o seu médico conclua que você tem ou não um câncer em particular, você pode querer buscar uma segunda opinião de outra pessoa. grupo de médicos ou centro de câncer. Muitas vezes, uma equipe médica diferente vai querer executar os mesmos testes, incluindo exames de sangue novamente. Diferentes laboratórios podem chegar a conclusões diferentes. Além disso, um segundo especialista em leitura de manchas (replicações visuais de biópsias), mesmo que conclua que você tem o câncer previamente diagnosticado, pode interpretar os resultados de maneira diferente, levando uma segunda equipe a recomendar um tratamento diferente. , , ] ]