História
O professor de canto espanhol Manuel Garcia inventou o laringoscópio em 1855. Seu dispositivo permitiu que os médicos começassem a estudar a anatomia e as doenças da laringe 1800s.
Um laringoscópio tem uma alça e um tubo liso e iluminado, também chamado de lâmina. A alça contém uma bateria que fornece energia a uma fonte de luz dentro da lâmina, que pode ser reta ou curva, rígida ou flexível.
Procedimento
O médico insere a lâmina na via aérea superior do paciente. A luz permite que o médico examine a laringe e a glote, o espaço onde as cordas vocais estão localizadas.
Alguns méduloscópios são usados apenas para o diagnóstico. Outros permitem que os médicos façam biópsias, removam objetos estranhos ou insiram um tubo respiratório nas vias aéreas do paciente, um processo chamado intubação.
Potencial
Médicos da Faculdade de Medicina da Geórgia desenvolveram um Vídeo Laringoscópio Flexível e Rígido que combina um laringoscópio tradicional com uma câmera e uma tela. O dispositivo é projetado para tornar a intubação mais fácil e menos dolorosa para o paciente.