O aço galvanizado soldado é comum na indústria de fabricação de metal. A maioria dos soldadores irá, em algum ponto de suas carreiras, realizar uma solda de aço galvanizado e encontrar envenenamento por galvanização ou “febre do metal”. O envenenamento por galvanização é uma reação de curto prazo à superexposição de óxido de zinco. O óxido de zinco é produzido quando o revestimento galvanizado do aço é aquecido e evapora.
O que é o Aço Galvanizado?
O aço galvanizado é o ferro revestido com zinco. Quando mergulhado a quente, o zinco reage quimicamente com o metal base para formar um revestimento resistente à corrosão. A camada exterior do revestimento é de zinco puro e as camadas subsequentes mudam gradualmente de composição até atingirem o metal de base de ferro.
Entre a camada exterior de zinco e o metal de base de ferro, o óxido de zinco está presente em percentagens variáveis de zinco. ferro. O óxido de zinco tem a mesma composição química que o pó branco usado pelos salva-vidas para proteger seus narizes contra queimaduras solares. Sinais de galvanização durante a soldagem
O trabalho de preparação adequado para remover a galvanização da área de solda reduzirá sua exposição a vapores de óxido de zinco, mas alguns elementos galvanizados permanecerão na área de solda. Fumaça verde-amarelada, partículas brancas em pó flutuando no ar e resíduo branco ao redor da solda são sinais de que o óxido de zinco está presente durante a soldagem.
A exposição a grandes quantidades de vapores de óxido de zinco verde-amarelado resultará em envenenamento por galvanização, comumente referido como febre dos fumos de metal. A quantidade de exposição terá um efeito direto sobre a gravidade dos seus sintomas.
Sintomas de envenenamento por galvanização (febre dos vapores de metal)
Os sinais de intoxicação por galvanização são semelhantes aos sintomas da gripe. O início da febre do fumo de metal começa logo após o corpo ser exposto ao óxido de zinco e os sintomas incluem uma leve dor de cabeça e náusea. Com o aumento da exposição, os sintomas semelhantes aos da gripe começam a aparecer.
A exposição moderada ao óxido de zinco resulta em calafrios, tremores, febre ligeira, vómitos e suores frios. Quando os sintomas listados começarem, é hora de parar de soldar e obter ar fresco. Os sintomas podem rapidamente tornar-se debilitantes e você pode precisar ir para casa e deixar os sintomas diminuírem.
Fatalidades têm sido associadas a casos extremos de intoxicação por galvanização. Portanto, quando os sintomas da febre do metal começam, você deve evitar imediatamente mais exposição.
Quanto tempo dura a "febre das emanações"
A febre dos fumos é curta e os sintomas começam a desaparecer em quatro horas após a exposição e geralmente desaparecem completamente dentro de 24 horas. Casos extremos de superexposição podem causar sintomas de febre dos gases duram até 48 horas.
Beber leite pode acelerar o processo de recuperação, pois o cálcio ajuda a remover o acúmulo de zinco de seu corpo.
Existem estudos realizados pelos Centros de Controle de Doenças (CDC) e pela Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA) sobre os efeitos a longo prazo da soldagem de aço galvanizado. Nenhum estudo demonstrou problemas de saúde a longo prazo devido à exposição continuada à fumaça de óxido de zinco ou a repetidos casos de febre por inalação de metais. e o trabalho adequado de preparação de pré-soldagem reduzirá as chances de você ter febre de fumaça de metal. Soldadores experientes que tiveram febre de metal vão dizer que beber leite antes, durante e depois da soldagem de aço galvanizado ajudará a eliminar o envenenamento por galvanização.
Existem capas de soldagem de ar fresco especializadas disponíveis para soldadores que freqüentemente soldam aço galvanizado