Muitos atletas, particularmente corredores, experimentam acúmulo de ácido láctico em seus músculos após um treino ou corrida extenuantes. Isso acontece com mais frequência se você tirar uma folga do treino normal ou da rotina de corrida e, em seguida, pular de volta para ela novamente. Embora a melhor defesa para quebrar o ácido láctico é treinar e correr mais, certos alimentos também ajudarão.
A coisa mais importante a lembrar ao escolher alimentos para combater o acúmulo de ácido láctico é selecionar alimentos alcalinos, não ácidos. Muitas frutas são alcalinas e podem auxiliar na redução do acúmulo de ácido lático. Abacates não só ajudam a reduzir o ácido lático, mas também estão cheios de "boa gordura" (lipoproteína de alta densidade). Tomates, limas, toranjas e ruibarbo também são frutas alcalinas que podem ajudar a quebrar o ácido láctico. Para uma bebida refrescante depois de um treino, esprema um limão fresco em sua água. O limão alcalino vai ajudar a degradação do ácido láctico, acrescentando um pouco de sabor refrescante à sua água.
Legumes
Quase todos os vegetais são alcalinos e saudáveis para comer depois de um treino longo, difícil ou executado. Comer seus vegetais verdes, como espinafre, alface, repolho, brócolis, couve de Bruxelas, pepino, couve, aipo e feijão verde vai ajudar a combater o acúmulo de ácido láctico. Alcachofras, cebolas, couve-flor, rabanete, courgette, alho-poró, nabos, cenouras, alho e cebolinha também são alcalinas. Depois de um treino duro, prepare uma salada grande usando diferentes tipos de vegetais. Para vestir, adicione um pouco de linho ou azeite de oliva - ambos são alcalinos também.
Nozes e sementes
Nozes e sementes, como abacates, contêm "boa gordura" que pode ajudar a deixar seu cabelo mais brilhante , reduza a pressão sanguínea e torne a sua pele mais saudável. Certas nozes e sementes, como abóbora, girassol e sementes de linho, ajudam a reduzir o acúmulo de ácido lático após um longo treino ou corrida. As amêndoas são um ótimo lanche alcalino que ajuda também.