Os materiais usados para fabricar as cerdas da escova de dentes variam. A partir de um pincel natural, semelhante a modelos e materiais não muito distantes dos primeiros pincéis feitos, a novos materiais de alta tecnologia, polidos para suavizar a perfeição, há um pincel para cada pessoa.
Cerdas Naturais
As escovas de dentes eram originalmente feitas de alças de bambu e osso, e incorporavam cerdas feitas de cabelo de javali ou cabelo de cavalo siberiano. Embora relativamente eficazes para fins de limpeza, eles tinham suas desvantagens. As escovas de cabelo de animais ficaram aquém não apenas em um nível higiênico, como podem reter bactérias, mas também tenderam a secar mais lentamente do que materiais mais contemporâneos. Além disso, devido a um processo de fabricação menos refinado, as cerdas geralmente caem do pincel.
Cerdas de Nylon
As escovas de dentes modernas são normalmente equipadas com cerdas de nylon ou de poliéster-poliéster. A primeira escova de cerdas de nylon foi introduzida em 1938 e foi produzida com fio de nylon. Hoje, as escovas de nylon trazem uma variedade de formas, tamanhos, texturas e densidades. Se um requer um extra-macio para uma escova de cerdas firme, um é certo encontrar uma escova para se adequar a variedade de nylon.
Retro Trends
Recentemente, materiais de cerdas têm ido em direções diferentes. Empresas como a Fuchs Dental Care estão retornando ao cabelo de javali da Sibéria na fabricação de seus pincéis.
Materiais Alternativos
Materiais alternativos, como escovas de dente Shabbos, são feitos com cerdas de borracha. br>
O designer brasileiro Fabio Dabori criou uma escova de dentes elétrica que substitui as cerdas inteiramente com o uso de uma esponja.