As pessoas que são intolerantes à lactose frequentemente mudam para o leite sem lactose. Embora o leite sem lactose e o leite normal tenham os mesmos valores nutricionais, a escolha de ficar sem lactose pode ter consequências, particularmente para as crianças.
Significado
A lactose é um açúcar presente no leite. As pessoas que são intolerantes à lactose não podem fabricar sua própria lactase, a enzima que digere a lactose. Eles sofrem de gases, inchaço, dor abdominal e diarréia quando consomem laticínios.
Benefícios do
Fabricantes de leite sem lactose adicionam lactase ao leite, que converte 70 a 100% da lactose em glicose e galactose, dois açúcares que são mais fáceis de digerir.
Efeitos em crianças
Dar leite sem lactose para crianças significa que elas não terão lactose presente em seus estômagos. A lactose estimula o organismo a produzir lactase, e sem lactose em suas dietas, as crianças podem perder a capacidade de produzir lactase.
Efeitos econômicos
Existe um componente econômico na escolha do leite sem lactose. Normalmente, é mais caro do que o leite normal, porque é um produto especial.
Diferenças de sabor
Alguns consumidores dizem que o leite sem lactose tem um sabor mais doce do que o leite normal, embora nenhum açúcar seja adicionado ao processamento. Outros dizem que o leite tem um sabor mais amanteigado.
Aviso
As pessoas que são alérgicas ao leite, em vez de intolerantes à lactose, não devem beber leite sem lactose, pois contém ainda caseína ou soro de leite, as proteínas leite que causa alergias.