casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Os efeitos da deficiência

A deficiência em qualquer idade traz profundas mudanças no estilo de vida e nas atitudes. Adquirir uma deficiência por doença ou acidente afeta não apenas a pessoa com deficiência, mas também a família e os amigos. Torna-se uma linha divisória de antes e depois e requer qualquer número de ajustes físicos, emocionais e psicológicos.

Físico

Normalmente, quando as pessoas ouvem a palavra "deficiência", pensam em deficiências físicas. Muitos nascem com deficiências físicas e crescem lidando com as limitações que colocam em suas atividades e escolhas de vida. Outros podem começar a vida como a maioria das pessoas, mas ficam incapacitados devido a uma doença ou acidente. As deficiências físicas podem variar de uma rigidez articular a um grande trauma corporal que coloca o indivíduo em uma cadeira de rodas. As deficiências físicas variam muito, mas todas têm o efeito de colocar limitações à pessoa com deficiência. Alguns podem não ser capazes de amarrar um sapato. Outros podem não ser capazes de estender a mão para colocar o sapato, mas podem aprender a fazê-lo usando curativos especiais. Outros ainda são limitados ao ponto de precisar de assistência com as necessidades humanas mais básicas.

Limitações físicas, especialmente, quando o indivíduo nem sempre foi desabilitado, afeta uma pessoa emocionalmente. Aqueles que se curam de uma lesão ou doença, especialmente quando isso resulta em uma deficiência na vida, lidam com o lado emocional de perceber que eles nunca poderão ser capazes de balançar um bastão, correr, andar ou mesmo se vestir novamente. Depressão, raiva e culpa são todos efeitos de uma deficiência e disputam tempo e consideração. Emoções negativas devem ser tratadas para seguir em frente e ganhar uma posição na cura física e emocional. Como uma pessoa lida com as realidades da situação desempenha um papel em viver a vida ao máximo, mesmo com limitações.

Psicológico

Pessoas com deficiências geralmente sentem que não estão mais inteiras, que são de alguma forma “ menos que ”, porque eles não podem mais ser o que já foram ou fazer o que já fizeram. Aqueles cujas vidas giraram em torno de uma determinada atividade, como o futebol, em que não podem mais participar, podem sentir que a vida não vale mais a pena ser vivida. Deficiências afetam como uma pessoa se vê e desempenha um papel no quanto essa pessoa trabalhará para superar essa deficiência ou canalizar essa paixão em outras direções sadias.

As deficiências afetam a maneira como uma pessoa é vista por sua comunidade, sua família e seus amigos. Uma deficiência pode deixar os outros inseguros sobre como abordar ou interagir com a pessoa com deficiência. Amizades e outros relacionamentos podem ser uma casualidade para uma pessoa que já está lutando para aprender a viver com suas novas limitações. Isto é especialmente verdadeiro se a pessoa com deficiência continuar com raiva e empurrar os outros para longe, em vez de permitir que eles ajudem e “estejam lá” para ele. Outro efeito mais positivo de uma deficiência, especialmente de doença ou acidente, é quando ela une uma comunidade em apoio.

, , ] ]