Você naturalmente se sentirá um pouco cansado depois de um bom exercício físico. Mas sentir cansaço extra que dura o dia todo pode ser um sinal de que algo está errado. Existem várias dicas que você pode incorporar em sua rotina de exercícios para ajudar a prevenir-se de se tornar excessivamente cansado.
Warm Up
Se você não está aquecendo antes de se exercitar, este pode ser o causa de sua fadiga. Aos poucos, o aquecimento, em vez de saltar para um treino intenso, aumentará sua taxa metabólica, ajudará a prevenir lesões em seus músculos, ajudará seus músculos a se contraírem mais rapidamente e a deixar você trabalhar mais com menos acúmulo de ácido láctico. Todas essas vantagens também resultarão em menos fadiga após um treino. Um aquecimento não precisa ser complicado. Faça alguns exercícios aeróbicos mais lentos primeiro, como correr devagar ou pedalar em uma marcha mais baixa e depois esticar os músculos suavemente.
Assistir à sua intensidade
Exercitar mais intensamente do que seu corpo está preparado também pode levar a fadiga. Se você está apenas começando um programa de exercícios ou se está fora de forma, deve começar com uma intensidade mais leve que seja de apenas 40% a 50% da freqüência cardíaca máxima. Para calcular o seu ritmo cardíaco máximo, subtraia a sua idade de 220. Este número é o número máximo de vezes que o seu coração deve bater a cada minuto que estiver a treinar. Se você já está em forma ou já está se exercitando há algum tempo, provavelmente desejará trabalhar dentro da sua zona alvo de frequência cardíaca. O alcance mais baixo desta zona é a sua frequência cardíaca máxima multiplicada por 0,7 e a gama mais alta é a frequência cardíaca máxima multiplicada por 0,85. Para evitar overexerting yourself e causando fadiga, você deve tentar ficar dentro deste intervalo.
Mix It Up
Se você está apenas fazendo um tipo de exercício cada vez que você trabalha para fora, isso também pode causar fadiga. Por apenas trabalhar o mesmo grupo muscular repetidamente, você estará exagerando esses músculos em detrimento de não trabalhar em outros grupos musculares, o que pode causar o seu corpo a se sentir cansado e fatigado. Tente mudar sua rotina de exercícios em vez disso. Se você está nadando o tempo todo, adicione algumas jogging ou rotinas elípticas. Se você está apenas fazendo exercícios aeróbicos, substitua o treinamento de força por alguns dias fora da semana.
Distúrbios médicos
Às vezes, malhar pode causar fadiga se você tiver um distúrbio médico subjacente. Naturalmente, muitos outros fatores podem estar contribuindo, como seu peso, sua dieta ou não dormir o suficiente. Mas se você esgotou suas opções e ainda está cansado o tempo todo, considere visitar um médico. Anemia, deficiências vitamínicas, problemas de tireóide, diabetes e até depressão são apenas alguns dos distúrbios médicos que podem fazer com que você sinta ainda mais fadiga quando se esforça fisicamente.