TBHQ é a sigla usada para descrever butilhidroquinona terciária, que é um antioxidante que vem do petróleo e está relacionada ao butano. É frequentemente usado como conservante, aplicado diretamente em alimentos, como alimentos pré-embalados e alimentos gordurosos e fast food. Como muitos produtos químicos, se tomado em grande excesso, pode ser tóxico. Embora mais pesquisas precisem ser feitas, os efeitos colaterais até o momento não foram demonstrados clinicamente nas quantidades que as pessoas geralmente comem.
TBHQ Uso
TBHQ reduz o que é referido como deterioração oxidativa nos alimentos em que é aplicado para - em outras palavras, atua como conservante, retardando o início do ranço. Ele também prolonga a vida de prateleira de alimentos processados.
TBHQ Toxicidade
Como um aditivo alimentar, o FDA permite TBHQ para compensar não mais do que 0,02 por cento do total de óleos em um alimento, de acordo com um relatório no "European Food Safety Authority Journal" de 2004. Consumir até um grama de TBHQ pode causar toxicidade variável, e até 5 gramas podem ser fatais. Por perspectiva, seriam necessários 312,5 nuggets de frango de fast food, se contiverem 0,02% do TBHQ, para consumir um único grama.
Efeitos colaterais
Consumir altas doses de TBHQ - entre 1 e 4 gramas, aproximadamente - pode levar a uma variedade de sintomas negativos, incluindo náuseas, vômitos, zumbidos nos ouvidos, delírio e colapso. Mas a enorme quantidade de consumo de alimentos necessários para ser afetado pela toxicidade TBHQ geralmente torna esses sintomas extremamente raros.
Potencial Potencial para Câncer
Em estudos de toxicidade, a administração de TBHQ em altas doses a longo prazo em animais de laboratório foi ligado ao desenvolvimento de precursores cancerígenos no estômago, bem como danos no DNA. Mas ao contrário de outros aditivos antioxidantes, não causou lesões pulmonares em animais de laboratório. No entanto, a TBHQ pode tornar as células cancerígenas resistentes aos agentes quimioterápicos, de acordo com um estudo publicado na edição de junho de 2008 da revista Carcinogenesis, e um estudo publicado na edição de junho de 2014 da Food Chemistry aponta que o TBHQ pode fragmentar o DNA e causar danos a humanos. Células pulmonares e umbilicais.
TBHQ em crianças
Existem evidências de que a TBHQ pode causar ansiedade, inquietação e agravamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, ou TDAH, sintomas, embora não tenha havido estudos que mostram qualquer ligação entre aditivos alimentares e distúrbios comportamentais em crianças.