Colas cirúrgicas (também chamadas selantes cirúrgicos ou adesivos) são usadas após uma cirurgia ou lesão traumática para unir tecido externo ou interno. Colas cirúrgicas podem ser usadas em conjunto com ou como uma alternativa para suturas e grampos; eles usam uma ligação química para manter o tecido unido para a cura ou servem como uma barreira para interromper o fluxo de fluidos corporais. Os cinco tipos principais de colas cirúrgicas são selantes de fibrina, cianoacrilatos, compostos à base de colágeno, colas de glutaraldeído e hidrogéis.
Selantes de Fibrina
Selantes de fibrina são um tipo de adesivo cirúrgico derivado de humanos e animais ) produtos sanguíneos. Ingredientes no selante de fibrina interagem durante a aplicação para formar um coágulo feito a partir da proteína do sangue chamada fibrina. Selantes de fibrina são eficazes para uso em cirurgia cardiovascular, cirurgia de pulmão e fechamento da dural (uma membrana fibrosa que cobre o cérebro e a medula espinhal) e podem ser usados para fechar o baço e lacerações hepáticas.
Cianoacrilatos
Cianoacrilatos são compostos adesivos cirúrgicos que são usados para fechar lacerações tópicas ou menores. Eles são comumente usados para fechar incisões laparoscópicas e são muito mais fortes do que selantes de fibrina e suturas. Os cianoacrilatos são à prova d'água, flexíveis e não requerem curativos na ferida. Infelizmente, eles não são bioabsorvíveis e devem ser restritos a aplicações externas e temporárias.
Compostos à base de colágeno
Compostos à base de colágeno são adesivos cirúrgicos feitos de colágeno bovino, trombina bovina ou plasma humano. Compostos à base de colágeno auxiliam na coagulação, fornecendo fibrinogênio para a área da ferida, o que ajuda a controlar o sangramento. Adesivos à base de colágeno são bioabsorvíveis e adequados para cirurgia cardiovascular, embora sejam necessários mais estudos para avaliar riscos a longo prazo.
Glutaraldeído Colas
Glutaraldeído colas são compostos que consistem de albumina bovina e um forte adesivo tecidual . Eles podem ser usados no reparo de dissecções aórticas para preencher a área de dissecção. Isso proporciona uma parede arterial forte que auxilia no reparo da aorta. O glutaraldeído se liga rapidamente, pode suportar altas pressões e é usado principalmente em cirurgias internas. Os efeitos a longo prazo da exposição às colas de glutaraldeído são desconhecidos.
Hidrogéis
Os hidrogéis são polímeros sintéticos de polietilenoglicol (PEG) comumente usados em cirurgias de pulmão e torácica devido à sua capacidade de vedar vazamentos de ar. Os hidrogéis são bioabsorvíveis e mais fortes que os selantes de fibrina. Eles também são fotoativados, o que significa que o selante se ajusta com a exposição à luz, o que pode ser uma desvantagem em situações em que um paciente está com hemorragia.