Um oxímetro de pulso é um dispositivo médico que mede indiretamente os níveis de hipóxia. O dispositivo detecta níveis de saturação de oxigênio no sangue arterial usando análise espectral, juntamente com a taxa de pulso. Geralmente, os oxímetros são precisos na medição da saturação de oxigênio entre 70 e 100 por cento.
Um oxímetro de pulso é um dispositivo médico que mede os níveis de saturação de oxigênio no sangue, monitora a taxa de pulso e calcula a freqüência cardíaca. Ele utiliza uma análise não invasiva para medir a saturação de oxigênio no sangue, por isso não há necessidade de coletar amostras de sangue.
Utilidade
A principal utilidade dos oxímetros é medir os níveis de oxigênio no sangue entre recém-nascidos, pacientes com doença pulmonar e pacientes de cirurgia.
Hipóxia
Quando o corpo ou tecidos são privados de oxigênio, ele está em um estado de hipóxia. Os oxímetros de pulso são precisos na faixa crítica de 70 e 100%, alertando os médicos sobre estados críticos antes que os sintomas possam surgir.
Leituras normais de oximetria de pulso
Leituras normais de saturação de oxigênio no sangue ou próximo ao nível do mar 95 a 100 por cento, conforme medido pelo oxímetro de pulso. O fluxo sangüíneo arterial normal e a freqüência cardíaca calculada dependem do estado e da idade do paciente (como adulto recém-nascido ou inconsciente). Considerações
Os oxímetros de pulso se ligam a uma parte externa do corpo, como um dedo ou lóbulo da orelha e utiliza medidas espectrais. Consequentemente, condições externas, como altitude, temperatura e iluminação, podem afetar as leituras.