casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Como entender as leituras de diálise na máquina

As pessoas que sofrem de doença renal terminal devem receber diálise rotineiramente para substituir a função de seus rins não funcionais. Uma máquina de diálise é um sistema de entrega para os fluidos e rins artificiais que ajuda a limpar o sangue do paciente e remover o excesso de líquido do corpo. Essas máquinas são destinadas apenas para uso por pessoal treinado. À primeira vista, as máquinas de diálise podem parecer intimidadoras devido a todas as leituras, exibições e botões. No entanto, aproximar-se do funcionamento da máquina de forma sistemática torna muito mais fácil para o leigo entender.

Instruções

Localize a taxa de fluxo de sangue (BFR) perto da bomba de sangue girando. O BFR representa a velocidade que o sangue do paciente está se movendo através da tubulação de diálise. O número exibido é tipicamente definido entre 250 e 500 mililitros (mL) por minuto (min).

Localize as pressões de acesso vascular arterial e venoso no painel de controle. Estas pressões são normalmente exibidas acima de uma escala de pressão em unidades de milímetros de mercúrio (mmHg). A pressão arterial é uma pressão negativa, ou vácuo, que representa a quantidade de força necessária para remover o sangue do paciente de seu corpo. A pressão venosa é a força exercida pela bomba de sangue enquanto retorna o sangue ao paciente.

Localize os seguintes controles de ultrafiltração (UF): objetivo de UF, tempo de UF, taxa de UF e UF removido. O objetivo da UF é a quantidade total de fluido em mL a ser removido do paciente durante o tratamento de diálise. O tempo de UF é a quantidade de tempo durante o qual o fluido será retirado do paciente. A taxa de UF é a taxa na qual o fluido será retirado do paciente, representado em mL por hora (h). A UF removida é a quantidade de fluido em mL que foi removida do paciente até agora no tratamento.

Localize a exibição do fluxo do dialisato no painel de controle. O fluxo do dialisado é a taxa em mL /min de que o dialisado (fluido de diálise) está se movendo através do dialisador (rim artificial). A taxa de fluxo do dialisante pode ser definida entre 300 e 1.000 mL /min.

Localize a leitura da temperatura no painel de controle. Esta é a temperatura do dialisado em graus Celsius. Normalmente, a temperatura do dialisato é ajustada em cerca de 37 graus Celsius.

Localize o tempo restante na diálise (RTD) no painel de controle. O tempo exibido é igual à quantidade de tempo que o paciente deixou no tratamento de diálise.

Localize a pressão transmembrana (TMP) e as leituras dos sinais vitais no painel de controle. O TMP é uma medida do diferencial de pressão entre a pressão dos compartimentos do sangue e do dialisato no dialisador. Os indicadores de pressão arterial e frequência cardíaca fornecem informações sobre os sinais vitais do paciente durante toda a duração do tratamento.

Dica

As leituras de pressão sanguínea baixa podem indicar que fluido demais foi removido do paciente muito rapidamente. Um operador treinado da máquina pode determinar que o paciente precise receber fluido de reposição.

Altas pressões arteriais normalmente significam que há um problema com o fluxo sangüíneo do acesso ao sangue do paciente, ou há uma torção no sangue. tubulação entre o paciente e a bomba de sangue.

Leituras altas de TMP podem indicar que a coagulação do sangue está presente no dialisador. Lavar o dialisador com soro fisiológico pode reduzir o TMP para uma faixa normal.

Os cateteres normalmente têm menores taxas de fluxo sangüíneo do que outros tipos de acessos sanguíneos.

Advertências

Os itens discutidos neste artigo são prescrições feitas por um nefrologista (médico renal), destinado a ser realizado por profissionais médicos treinados. Portanto, nenhuma modificação deve ser feita a esses itens de prescrição, a menos que sob a supervisão de um profissional médico treinado.

Coisas necessárias

Máquina de hemodiálise

, , ] ]