O sistema reprodutivo humano é uma complexa rede de células, ductos, tubos e pequenos órgãos. Enquanto o macho e a fêmea têm diferentes estruturas dentro de seu sistema reprodutivo, eles têm uma coisa em comum: células reprodutivas conhecidas como espermatozóide e óvulo (plural de óvulo). Os espermatozóides e os óvulos têm algumas semelhanças.
Semelhanças
O espermatozóide eo óvulo são semelhantes de várias maneiras: Ambos são usados para reprodução, ambos têm o mesmo número de cromossomos, e ambos são produzidos por o mesmo processo de formação de gametas (a formação de células sexuais). Tanto o esperma quanto o óvulo são células reprodutivas, o que significa que ambos são necessários para a reprodução. O espermatozóide e óvulo (também chamado de ovo) se combinam para criar outra geração.
Taxa de Sobrevivência
Tanto o espermatozóide quanto o óvulo podem sobreviver por um breve período de tempo após o lançamento. O espermatozóide é viável por um período de 72 horas no trato genital feminino, enquanto o óvulo é capaz de sobreviver apenas 24 a 48 horas.
Haploid
Ambos os espermatozóides e óvulos são haplóides. Segundo a Medicine Net, um haplóide é “um conjunto de cromossomos contendo apenas um membro de cada par de cromossomos. O espermatozoide e o óvulo são haplóides e, em humanos, tem 23 cromossomos ”. Se tanto o espermatozóide quanto o óvulo continham todos os 46 cromossomos (também chamados diploides), quando uma nova geração foi criada, os descendentes teriam o dobro da geração anterior . É por isso que o processo da meiose é útil.
Meiose
Tanto o espermatozóide quanto o óvulo são produzidos pela meiose. Meiose é um tipo de divisão celular que se refere a como as células sexuais são formadas. Duas divisões celulares ocorrem nesse processo, no qual os 46 cromossomos (diplóides) são reduzidos aos 23 cromossomos (haplóides).
Diferenças
Os espermatozóides são microscópicos, mas os óvulos humanos têm aproximadamente o diâmetro de um fio de cabelo e podem ser vistos a olho nu. Apenas um óvulo é liberado durante a ovulação em uma fêmea, enquanto milhões de espermatozóides são liberados em cada ejaculação masculina. Os espermatozóides são móveis; eles têm uma cauda para se movimentar. Ova não pode se mover por conta própria.