Os raios X são ferramentas médicas essenciais para os médicos. No entanto, a prevalência de novas tecnologias e os riscos associados aos raios X fizeram com que muitos profissionais de saúde repensassem seu uso. Raios-X são formas ionizadas de radiação que penetram no tecido vivo. Os médicos descobriram que podiam usar raios X e tecnologia de imagem para fornecer uma visão detalhada do sistema esquelético de um paciente e de alguns tecidos. Os raios X ainda são usados atualmente, no entanto, tecnologias de imagem alternativas, como ressonância magnética (MRI) ou tomografia computadorizada (TC), estão ganhando popularidade na comunidade médica.
Custos
Uma vantagem de Raios-X é que eles são mais baratos que procedimentos médicos semelhantes. Se um paciente requer um exame médico, um raio X custa menos do que uma ressonância magnética ou uma tomografia computadorizada. Também é mais barato para um hospital ou consultório médico manter uma máquina de raios-X do que uma máquina de ressonância magnética ou tomografia computadorizada.
Uma desvantagem dos raios X é que eles não fornecem imagens detalhadas do corpo. Ressonância magnética ou tomografia computadorizada são excelentes ferramentas se o médico está tentando encontrar um problema médico com órgãos, ossos, cérebro e tecidos. Raios-X não dão qualquer tipo de dados médicos para órgãos ou tecidos, apenas uma imagem dos ossos. Ressonância magnética e tomografia computadorizada podem mostrar muito mais detalhes ósseos do que raios-X. Por exemplo, uma tomografia computadorizada é capaz de criar uma imagem 3-D de estruturas ósseas para um médico, enquanto um raio X cria uma folha de imagens em 2-D.
Facilidade de Uso
Uma vantagem para X -rays é que eles são mais fáceis de usar do que exames de ressonância magnética ou tomografia computadorizada. As salas de emergência costumam ter aparelhos de raio X portáteis para ajudar os pacientes que chegam. Se um paciente precisar de uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada, deve marcar um encontro ou o paciente deve ser transportado para um hospital que tenha essa tecnologia prontamente disponível.> Exposição à radiação -
A exposição à radiação é provavelmente a maior preocupação que os pacientes têm com os raios X. No entanto, deve-se notar que as tomografias utilizam a mesma forma de energia para criar imagens. Um relatório recente do New England Journal of Medicine afirmou que a tomografia computadorizada também pode causar aumento do dano tecidual e até mesmo câncer, quando um paciente é superexposto durante um período de tempo. MRIs utilizam energia magnética contra o hidrogênio, um elemento que é predominante no corpo humano, para criar uma imagem. No geral, enquanto os raios X fornecem um excelente serviço médico, a exposição a raios X durante um longo período de tempo pode levar a danos nos tecidos.