Na indústria do petróleo, os separadores servem para separar o gás do líquido. Esses separadores garantem uma separação aproximada do líquido e do gás. Eles também usam um extrator de névoa para separar a névoa e um coletor de óleo para coletar os líquidos na parte inferior do separador. Existem diferentes tipos de separadores, incluindo separadores verticais e separadores horizontais. Separadores verticais oferecem algumas vantagens. (Consulte as referências 1,2)
Separador Vertical
Um separador vertical faz um fluxo de entrada girar ao redor. Essa ação faz com que as gotas de líquido permaneçam juntas e caiam no fundo do separador, ao longo de suas paredes, devido à ação da gravidade. O separador tem espaço suficiente para lidar com o líquido, de modo que não seja transportado para a saída de gás. Estes separadores são úteis para a separação de correntes de poços que têm uma proporção baixa para média de óleo para gás, bem como para aquelas com grandes quantidades de líquido. (Consulte a referência 3)
Controle de nível
Os separadores verticais não são sensíveis às flutuações de nível do líquido. Isso permite que eles permitam o controle de nível, pois, devido à sua forma, a alteração no volume de líquido para cada unidade de mudança de nível é pequena. Além disso, mudanças no fluxo de nível não afetarão a seção transversal do fluxo de gás ou o conteúdo de névoa do gás. Isso faz com que os separadores verticais sejam bons para a separação de fluxos de poço que flutuam em um ritmo rápido. (Consulte as referências 1,2)
Manutenção
Os separadores verticais ocupam menos espaço por unidade de capacidade de gás do que outros tipos de separadores. Além disso, eles são relativamente simples de limpar, o que os torna adequados para a separação de óleos arenosos e crus. Eles também podem lidar com lama, parafina e cera sem obstruir. Estes separadores verticais mostram uma tendência menor para o reenvio do que outros separadores. O reintenso refere-se à criação de ondas e ondulações no líquido, como resultado da alta velocidade do gás na interface do gás e do líquido. (Consulte as referências 1,2)
Desvantagens
Os separadores verticais também têm suas desvantagens. Por um lado, eles tendem a ser mais caros do que outros tipos de separadores. Por exemplo, um separador de gás horizontal com a mesma capacidade de gás é menor e mais barato. Essa diferença de custo tende a ser maior se a separação por alta pressão for necessária. Eles precisam de um diâmetro maior para qualquer capacidade de gás. Além disso, eles são mais difíceis de montar e transportar. E é mais difícil alcançar e reparar seus instrumentos e dispositivos de segurança montados na parte superior. (Ver referências 1,2)