A glicerina vegetal é um líquido espesso, doce e melado que é derivado de óleos vegetais. Este líquido é utilizado como lubrificante emoliente e umectante em vários cosméticos e produtos para cuidados com a pele. A glicerina vegetal também é usada em agentes e condicionadores de cabelo - para suavizar e amaciar o cabelo e permitir que ele retenha a umidade. É principalmente derivado de óleos de palma e coco e é comumente disponível em lojas de alimentos saudáveis e através de comerciantes on-line. Embora considerada segura para a maioria das aplicações externas, a substância está associada a alguns riscos à saúde, que devem ser lembrados antes de comprá-la ou seus derivados.
Reações alérgicas
Glicerina vegetal derivada das causas do óleo de coco e palma reações em indivíduos que são alérgicos a essas substâncias ou seus subprodutos. Alguns produtos de glicerina vegetal contêm conservantes que são adicionados para prolongar sua vida útil. Conservantes de sulfito (compostos de oxigênio e enxofre em combinação com sulfito de sódio ou sulfito de potássio) são popularmente usados para manter a frescura dos produtos vegetais de glicerina, incluindo sabonetes, xampus e loções. Produzem reacções alérgicas semelhantes à asma em indivíduos propensos a alergias, cujos sintomas incluem comichão, náuseas, tonturas, diarreia, falta de ar e urticária.
Toxicidade
Algumas glicerinas vegetais sintéticas, como o propileno. glicol, estão associados a efeitos colaterais graves. De acordo com Kevin Woodward no livro “Farmacovigilância Veterinária”, o propilenoglicol é tóxico para cães, gatos, cavalos, gado e outros animais. De acordo com Allan B Wolfson e seus co-autores, no livro "Prática Clínica de Medicina de Emergência Harwood-Nuss", a ingestão de propilenoglicol traz efeitos semelhantes aos do álcool, e altas doses da substância, quando ingeridas, podem resultar em distúrbios do sistema nervoso, insuficiência renal e até mesmo fatalidades em humanos.
Irritante da pele
As glicerinas vegetais, incluindo o propilenoglicol, são conhecidas por causar irritações na pele. De acordo com Jan E. Wahlberg e seus co-autores no livro “Gestão de Reações Positivas em Testes de Preenchimento”, o propilenoglicol não diluído em 10% e 50% é irritante para a pele, e concentrações tão baixas quanto 5% também podem causar irritação. Glicerina vegetal natural, que compreende o ingrediente ativo em muitos produtos de cuidados da pele, incluindo sabonetes, loções e lavagens faciais, também causa irritação da pele em alguns usuários. De acordo com Francine Milford no livro “Cuidados com Aroma: Faça o Seu Próprio Perfume”, os perfumes vegetais à base de glicerina causam alergias na pele em certas pessoas.
Mucosa Membrana Irritante
Segundo DR Price no livro “Do Você tem a doença da cozinha ”, a glicerina vegetal pode causar irritação nas membranas mucosas. Shirley Price e Len Price afirmam no livro “Aromaterapia para Profissionais de Saúde” que a glicerina vegetal irrita as membranas mucosas dos tratos geniturinário, respiratório e alimentar, que podem causar diarréia, dores, irritação das vias aéreas superiores, sibilos, inchaço da língua. e gastroenterite