Visão geral da sintomatologia A esquizofrenia envolve uma variedade de sintomas diversos e, às vezes, bizarros que geralmente aparecem como perturbações psicóticas. manifestações; por exemplo, ouvir vozes, alucinações ou experimentar sensações não congruentes com a realidade, e manter falsas crenças (ilusões) que não correspondem à realidade objetiva. Não há sintoma primário que indique especificamente esquizofrenia, e o diagnóstico depende da história de um padrão de comportamento envolvendo múltiplos domínios. Os sintomas geralmente são classificados como positivos ou negativos e podem ocorrer ao mesmo tempo. De acordo com um artigo publicado em 2014 por "Neuropsychiatric Disease and Treatment", até 26 por cento das pessoas com esquizofrenia têm sintomas negativos persistentes.
Sintomas positivos
Os sintomas positivos referem-se a distúrbios mentais na percepção do paciente de realidade que não existe objetivamente. Os sintomas positivos incluem delírios ou crenças fortemente detidas, mas distorcidas (por exemplo, "delírios de grandeza" são quando o pensamento perturbado faz com que os pacientes sintam que são pessoas importantes ou famosas). Delírios também podem envolver crenças sobre serem seguidos ou mesmo envenenados, como em delírios paranóicos. Outro exemplo de ilusão é a crença de que alguém ou alguma coisa, seja a TV ou um alienígena no espaço, esteja enviando mensagens ou controlando-as. As alucinações são incluídas como um sinal positivo em que a percepção do paciente sobre os sentidos é perturbada, como ouvir algo (alucinação auditiva) ou a alucinação mais comum de ver algo que não existe. Outros sintomas positivos incluem a desorganização manifesta da fala e do pensamento, bem como a desorganização das ações (por exemplo, a realização de comportamentos que parecem estranhos ou bizarros para os outros, conhecidos como "desinibição social").
Sintomas negativos
Sintomas negativos referem-se a habilidades mentais que o paciente perdeu ou habilidades que o paciente não pode mais realizar. Os sintomas negativos são mais difíceis de identificar, uma vez que não são tão evidentes quanto os sintomas positivos. A falta de iniciativa, comportamento ou comportamentos orientados para objetivos podem ocorrer, assim como uma sensação de apatia e a preferência de estar sozinho ou isolado dos outros. Além disso, pode haver uma mudança na expressão de emoções (por exemplo, “embotamento” emocional é quando o indivíduo exibe uma resposta emocional mínima ou severamente reduzida a problemas da vida cotidiana). , , ] ]