Os higienizadores para as mãos estão disponíveis em forma líquida, bem como em lenços e toalhetes. As pessoas usam desinfetantes para as mãos para eliminar os germes causadores de doenças e em situações em que o uso de água e sabão é inconveniente, como o acampamento selvagem. O Programa de Ação ao Ar Livre da Universidade de Princeton observa que os sanitizantes à base de álcool matam até 99% das bactérias e limpam as mãos em apenas alguns segundos. Os desinfetantes para as mãos também têm algumas desvantagens importantes.
A eficácia da limpeza
O uso de desinfetantes para as mãos não substitui a lavagem das mãos, conforme explicado pelo Conselho da Região da Capital de Serviços Educacionais Cooperativos (BOCES). Se as mãos tiverem sujeira visível, esses sanitizantes não a removem muito bem. Quando sanitizantes para as mãos são usados em escolas ou outras instalações, o orçamento ainda deve incluir dinheiro para comprar sabão. Além disso, o uso anti-séptico pelo consumidor não foi demonstrado como sendo mais eficaz do que o sabão e a água em qualquer outro lugar que não um ambiente de cuidados de saúde. Desinfecção do Sistema Endócrino Os desinfetantes para as mãos antibacterianos podem conter triclosan ou triclocarban. mate as bactérias más e benéficas. Estes químicos podem actuar como desreguladores endócrinos e podem ser um factor na puberdade precoce, como referido por White Hutchinson Leisure &Grupo de Aprendizagem. Um estudo publicado na edição de março de 2008 da "Endocrinology" indicou que o triclocarban aumenta a ação da testosterona.
Perigo para crianças
A maioria dos desinfetantes para as mãos contém uma grande quantidade de álcool etílico ou isopropílico e deve ser mantida fora de alcance de crianças, a menos que os adultos estejam supervisionando. Snopes.com confirmou relatos de crianças que precisam de tratamento médico após consumir pequenas quantidades desses saneantes.
Produtos inflamáveis
Devido ao alto teor alcoólico da maioria dos líquidos saneantes para as mãos, essas substâncias são inflamáveis, de acordo com a Universidade. de instalações e serviços de Rochester. As pessoas devem manter esses desinfetantes longe das chamas, incluindo velas e aparelhos a gás. Os desinfetantes para as mãos também não devem ser usados ao cozinhar em uma churrasqueira. A natureza inflamável dos higienizadores das mãos também os torna resíduos perigosos e devem ser descartados e armazenados de acordo com as diretrizes da Administração de Saúde e Segurança Ocupacional (OSHA). , , ] ]