O sulfato de bário é opaco aos raios X, o que significa que os raios X não passam por ele. Os médicos usam o sulfato de bário para fornecer contraste nos exames radiográficos do trato gastrointestinal. Estruturas corporais contendo sulfato de bário destacam-se claramente no filme de raios-X. Os pacientes tomam sulfato de bário por via oral quando realizam um exame do esôfago, estômago ou intestino delgado. É administrado por via rectal para examinar o intestino delgado distal e o cólon. Embora as reações alérgicas ao sulfato de bário sejam raras, elas ocorrem, portanto, a compreensão dos riscos envolvidos o ajudará a tomar uma decisão melhor sobre esse tipo de exame.
Ingredientes
O sulfato de bário em si não é absorvido em geral. o trato intestinal, mas alguns dos aditivos à solução de sulfato de bário são absorvidos. Os aditivos incluem ingredientes utilizados para suspender o sulfato de bário no líquido, para melhorar o sabor e tornar a textura mais palatável. Por exemplo, HD 85 é uma mistura de sulfato de bário com sabor de framboesa que contém agentes de suspensão e dispersão, simeticona, sorbato de potássio, citrato de sódio, ácido cítrico, adoçante artificial, outros aromas e água.
Reações alérgicas
O "New England Journal of Medicine", de outubro de 1997, relatou o caso de uma mulher de 63 anos que teve uma reação alérgica grave após um exame gastrointestinal superior com sulfato de bário. Testes revelaram que ela era alérgica à carboximetilcelulose de sódio, um ingrediente do sulfato de bário usado no exame. De acordo com a "Encyclopedia of Diagnostic Imaging", as reações alérgicas ao sulfato de bário são raras, ocorrendo em cerca de um paciente em 750.000. Um dos ingredientes implicados nas reações alérgicas é o glucagon, que é usado para reduzir o desconforto durante os exames de sulfato de bário. Os autores da enciclopédia sugerem que algumas reações alérgicas podem ser devidas ao látex em luvas médicas ou balões de enema usados nos exames.
Risco-Benefício
Você tem um risco maior de uma reação alérgica ao ingredientes em sulfato de bário se você tem histórico de asma ou alergias, como febre do feno, ou se teve uma reação ao sulfato de bário ou a qualquer outro componente da preparação de sulfato de bário. É impossível prever quais pacientes terão uma reação alérgica a uma preparação de sulfato de bário, então os médicos que administram esses testes estão preparados para lidar com uma reação alérgica.
Sintomas
Se você tiver urticária, coceira, inchaço da sua garganta ou dificuldade em respirar ou engolir, batimentos cardíacos acelerados, agitação ou confusão após um exame gastrointestinal com sulfato de bário, você pode estar sofrendo uma reação alérgica a algo na preparação. Informe o seu médico imediatamente ou vá ao pronto-socorro, pois isso pode ser uma condição com risco de vida.