Se você suspeitar que é alérgico a suplementos de ferro, você precisa conversar com um alergista para receber um diagnóstico clínico. Toda vez que você introduz uma substância em seu corpo, você tem a possibilidade de desenvolver uma reação alérgica. Você pode ser alérgico ao ferro ou a outro ingrediente do suplemento. Muitos suplementos contêm proteínas de leite ou glúten que podem desencadear uma reação alérgica não relacionada ao ferro. Se você tiver alguma dor ou reação grave, pare de tomar o suplemento de ferro e chame seu médico.
Reação alérgica:
Não tome suplementos de ferro a menos que instruído pelo seu médico. Tomar muito ferro pode levar a riscos para a saúde e outras complicações. Se você estiver atualmente tomando suplementos de ferro e achar que é alérgico ao suplemento, seu médico realizará testes de alergia para diagnosticar a causa de seus sintomas. Para que seus sintomas sejam ligados a uma alergia ao suplemento de ferro, seu corpo deve produzir anticorpos de imunoglobulina E, ou anticorpos IgE. Esses anticorpos só são criados durante uma reação alérgica, tornando a condição possível para diagnosticar.
O que acontece quando você tem uma reação alérgica a um suplemento de ferro é que seu sistema imunológico confunde o suplemento como um perigoso substância. Enquanto o suplemento é seguro para consumo humano, seu corpo reage a ele como se fosse uma ameaça ao seu corpo. Imediatamente, seu sistema imunológico cria anticorpos IgE que tentam combater o suplemento de ferro. Isso faz com que o corpo crie outros produtos químicos, como a histamina, para proteger o corpo. Estes produtos químicos desencadeiam a inflamação dos tecidos moles em todo o corpo.
Sintomas Como a maioria das reações alérgicas, várias partes do seu corpo serão afetadas pela alergia. Complicações digestivas incluem cólicas, dores de estômago, diarréia, vômitos e náuseas. As reações da pele são comuns, especialmente com medicamentos e suplementos. As reações da pele incluem irritação geral e inflamação, eczema e urticária. Seu sistema respiratório pode ficar inflamado, causando sibilos, tosse, aperto no peito, falta de ar e congestão nasal. Sinus congestionamento pode causar sinusite, gotejamento pós-nasal e um corrimento nasal.
Tratamento
Se você for diagnosticado clinicamente com uma alergia a suplementos de ferro, o seu médico irá recomendar que você pare de tomar suplementos de ferro. Você também pode precisar evitar certos cereais e produtos de panificação fortificados com ferro. Seu médico pode realizar testes de alergia para determinar se você é alérgico ao ferro ou a outro ingrediente do suplemento.