Fisiologia
Quando alguém com alergia ao trigo consome qualquer um dos quatro proteínas pela primeira vez, o corpo desencadeia uma resposta do sistema imunológico que envolve a produção de um anticorpo. Na maioria dos indivíduos, os anticorpos são produzidos como resultado da invasão de substâncias nocivas, como bactérias ou vírus. Uma vez que o anticorpo é produzido, qualquer exposição recorrente às proteínas do trigo desencadeará a liberação dos anticorpos, bem como a liberação da substância química histamina. A histamina desencadeia uma resposta inflamatória generalizada que se destina a proteger o corpo de danos. A resposta inflamatória freqüentemente afeta o rosto e é a razão pela qual muitas pessoas com alergia ao trigo experimentam olhos inchados após o consumo de trigo.
Sintomas
Além do inchaço, os olhos também podem tornar-se coçando, aguado. e vermelho. A boca e a garganta também podem inchar e coçar, o que pode resultar em dificuldade para respirar. Urticária pode desenvolver, juntamente com cólicas abdominais, náuseas e vômitos. Anafilaxia, que é uma reação alérgica com risco de vida, pode ocorrer em pessoas com alergias severas ao trigo. Anafilaxia envolve inchaço da garganta grave, dor no peito, dificuldade em engolir, pele pálida ou azul, tonturas, desmaios e pulso fraco, de acordo com MayoClinic.com.
O único a tratar uma alergia ao trigo é evitar consumir alimentos que contenham alguma das proteínas do trigo. Os sintomas de uma reação alérgica menor podem ser aliviados com o uso de anti-histamínicos vendidos sem receita. Esses medicamentos contêm uma substância que bloqueia a ação da histamina, o que reduz os olhos inchados e outros sintomas. Anafilaxia pode exigir a administração de um tiro de epinefrina.
Evitar
Para evitar uma reação alérgica, é importante evitar alimentos que contenham trigo. Muitas vezes, os rótulos dos alimentos listarão os ingredientes que não lhe são familiares. Muitos desses ingredientes contêm trigo. O Hospital Infantil Lucile Packard, em Stanford, fornece uma lista de alguns ingredientes alimentares desconhecidos que contêm trigo. Esses itens incluem farelo, bulgur, extrato de cereais, cuscuz, durum, einkorn, emmer, farina, glúten e espelta.
Considerações
Uma alergia ao trigo difere da intolerância alimentar à doença celíaca, que é caracterizada por uma intolerância ao glúten. O glúten pode ser encontrado no centeio, na cevada e, ocasionalmente, na aveia e no trigo. A doença celíaca é classificada como um distúrbio digestivo e afeta principalmente o intestino delgado, em vez do sistema imunológico.