Existem muitos tipos de ambientadores perfumados no mercado. Alguns liberam fragrâncias continuamente e outros pulverizam vapores perfumados em horários específicos. Eles vêm em forma de gel e líquido; alguns liberam um perfume quando o produto está aceso. Eles podem ser usados para ajudar a mascarar odores indesejados ou adicionar um perfume favorito a uma sala. No entanto, purificadores de ar contêm muitos produtos químicos que podem potencialmente causar problemas de saúde.
Possíveis defeitos congênitos
Alguns tipos de purificadores de ar perfumado contêm substâncias químicas chamadas ftalatos que são liberados no ar quando o purificador é usado. As mulheres grávidas expostas a esses produtos químicos podem dar à luz bebês com defeitos congênitos, alerta o Conselho de Defesa dos Recursos Naturais. A exposição aos ftalatos pode alterar os níveis hormonais que podem prejudicar o feto. Os ftalatos também podem alterar os níveis hormonais nos machos, levando a problemas reprodutivos. A Agência de Proteção Ambiental adverte que, uma vez que os ftalatos são encontrados em muitos itens domésticos, existe o perigo de alta exposição e de ser exposto a mais de um tipo. Com o tempo, isso pode levar a uma acumulação de níveis perigosos no corpo.
Dores de Cabeça e Sintomas Gastrointestinais
Para indivíduos que são sensíveis a cheiros, até aromas leves ou baixa exposição podem causar uma variedade de problemas de saúde. Isso inclui dores de cabeça, confusão, tontura, diarréia, fadiga, depressão, ansiedade, náusea e problemas respiratórios. As reações podem variar de leve a grave. Alguns produtos rotulados como “livre de cheiro” podem conter substâncias químicas para mascarar o cheiro, que pode ser igualmente perigoso.
Asma e Reações Alérgicas
Muitos produtos perfumados como purificadores de ar contêm produtos químicos conhecidos como compostos orgânicos voláteis. . Para aqueles com alergias e asma, a exposição a esses produtos pode desencadear um ataque. Isso pode levar a chiado, dor no peito, aperto e falta de ar. Mais pesquisas são necessárias para determinar os efeitos de saúde causados pela exposição a purificadores de ar e outros produtos perfumados. A Associação de Saúde Ambiental da Nova Escócia afirma que muitos purificadores de ar funcionam amortecendo o ar. Sensibilidade dos nervos que ajudam a pegar aromas. Além disso, muitos dos produtos químicos utilizados nos purificadores de ar têm sido associados à perda de memória, danos nos rins e fígado, e irritação da pele, e alguns são suspeitos de serem carcinogênicos. Como os purificadores de ar apenas mascaram odores e não realmente refrescam o ar, pode ser melhor evitar seu uso, especialmente se os membros do domicílio tiverem quaisquer condições médicas subjacentes. , , ] ]