Comer e beber, respirar e tossir e falar e cantar são todos suportados pelas funções primárias da laringe. A laringe é a parte da garganta que mantém a comida e a bebida fora das vias aéreas durante a deglutição. Durante a respiração e tosse, a laringe administra o fluxo de ar para dentro e para fora da via aérea principal. Durante o canto e a fala, os sons da voz são produzidos pela modulação do ar que passa pelas cordas vocais, que são componentes-chave da laringe e todas as suas funções primárias.
Comer e Beber
A principal função da laringe durante comer e beber é evitar asfixia. A laringe é a porta de entrada para a traquéia, a principal via aérea para os pulmões. A traquéia e o esôfago - o tubo que transporta comida para o estômago - estão próximos. Ambos estão abaixo da área onde a boca se torna a garganta. A deglutição inicia uma série de movimentos automáticos que puxam a laringe para cima e para frente e abaixam uma aba sobre a abertura da laringe. Esses movimentos evitam asfixia ao direcionar alimentos e bebidas para o esôfago e para longe da traquéia. A principal função da laringe durante a respiração e a tosse é o controle do fluxo de ar. Durante a respiração normal, a laringe está em repouso e as cordas vocais estão parcialmente abertas. Quando o corpo precisa de mais oxigênio, os sensores da laringe são estimulados para que os músculos laríngeos abram as cordas vocais mais completamente durante a inspiração e os fechem por breves instantes durante a expiração. Isso permite que os pulmões absorvam mais oxigênio. Se partículas indesejadas ou gases nocivos ameaçam as vias aéreas, os sensores na laringe podem estimular um reflexo de tosse. Os nervos e músculos da laringe controlam a abertura e o fechamento das cordas vocais quando necessário para ajudar a limpar as vias aéreas.
Sons vocais
Muitas das funções primárias da laringe são controladas por reflexos que protegem o sistema nervoso central. vias aéreas. No entanto, as funções primárias da laringe associadas à voz são aprendidas e podem ser controladas voluntariamente. Quando é hora de falar, sussurrar, gritar, cantarolar ou cantar, o cérebro envia uma mensagem para os músculos da laringe. Eles vão trabalhar movendo as cordas vocais para as posições certas para criar vibrações na respiração exalada. As palavras se seguirão quando essas vibrações forem modificadas pela língua, dentes e lábios ao saírem da boca.
Mais para aprender
A laringe é essencial à vida. Embora as principais funções da laringe - particularmente as que envolvem voz - sejam conhecidas há muito tempo, os detalhes mais refinados de muitos de seus mecanismos continuam sendo um dos principais tópicos de pesquisa em várias disciplinas em todo o mundo.