As flores rosa-choque da planta de hibisco obtêm sua cor do alto nível de antioxidantes da planta. Estes antioxidantes podem trazer alguns benefícios para as mulheres grávidas, mas a planta também pode influenciar a atividade hormonal, por isso não consuma chá de hibisco durante o primeiro trimestre. Não há evidência clínica conclusiva para apoiar o uso medicinal de hibisco e não deve substituir o tratamento médico convencional. Discuta os riscos com seu médico antes de beber chá de hibisco.
Hibiscus
De acordo com o "Manual de Cultivos Energéticos", o hibisco é uma planta que cresce em regiões tropicais e subtropicais. Produz frutos e folhas comestíveis, fibras que são úteis para fazer serapilheira e uma flor vistosa. A flor seca do hibisco é o principal ingrediente do chá de hibisco. Tanto as sementes quanto a flor do hibisco podem ter propriedades medicinais.
O uso tradicional do chá de hibisco varia de tratamento para câncer a distúrbios digestivos. De acordo com o "Handbook of Energy Crops", uma infusão de flores de hibisco pode ajudar a combater organismos infecciosos, limpar o sangue e a linfa e acalmar e tonificar o trato digestivo. As condições que podem ajudar a resolver incluem tosse, problemas cardíacos, pressão alta e escorbuto. Apesar da tradição do uso medicinal, não há evidência clínica conclusiva para apoiar o uso de hibisco para essas condições.
Influência do Estrogênio
De acordo com um estudo da Universidade de Ciência e Tecnologia Guru Jambheshwar na Índia, O uso do chá de hibisco como controle natural da natalidade remonta a tempos antigos. O estudo mostrou que o extrato de raiz de hibisco pode influenciar os níveis de estrogênio e prevenir a implantação e a gravidez. Evite beber chá de hibisco durante o primeiro trimestre de gravidez devido à possível interferência da erva na atividade hormonal.
Antioxidantes
Após o primeiro trimestre, quando a gravidez estiver estabelecida, o chá de hibisco pode ser seguro para mulheres grávidas e poderia fornecer alguns benefícios potenciais. De acordo com o Centro Bastyr de Saúde Natural, o chá hibuscus é rico em antioxidantes, especialmente flavonóides. Estes compostos especiais ajudam a proteger as células do corpo dos danos causados pelos radicais livres - elementos tóxicos que podem contribuir para a degeneração e doenças no corpo. Consumir altos níveis de antioxidantes - como os encontrados no chá de hibisco - pode ajudar a fortalecer sua imunidade e outros sistemas do corpo e manter você e seu bebê saudáveis e fortes. Não há evidências clínicas conclusivas sobre os benefícios dos antioxidantes no chá de hibisco.
Pressão arterial
O uso tradicional de hibisco para baixar a pressão arterial pode ter alguma validade. Um estudo de 2004 publicado na Phytomedicine descobriu que uma xícara diária de chá de hibisco tem um efeito semelhante ao medicamento para pressão sanguínea de captopril e pode reduzir a pressão arterial dilatando os vasos sanguíneos, diz o Centro Bastyr de Saúde Natural. A pressão arterial é muitas vezes aumentada durante a gravidez, e o chá de hibisco pode ajudar a diminuí-lo com efeitos colaterais mínimos. Mas não há evidência clínica conclusiva para apoiar seu uso medicinal. Consulte o seu médico ou parteira antes de beber chá de hibisco.