Ampalaya, mais comumente conhecido como melão amargo, é a parte comestível da planta Charantia Momordica. Essa videira tropical cresce na Ásia e em partes do Caribe e da África, e o chá feito com frutas e folhas tem usos potenciais na fitoterapia. Verifique os mercados locais asiáticos de folhas frescas ou secas ou lojas de alimentos saudáveis e on-line para sacos de chá comerciais. Se você planeja usar o chá ampalaya para fins terapêuticos, converse com seu médico primeiro.
Propriedades para baixar a glicose
Ampalaya chá contém um peptídeo semelhante à insulina chamado charantin. A insulina é um hormônio peptídico que ajuda a reduzir o açúcar no sangue, obtendo glicose nas células. Devido a essa propriedade, os pesquisadores avaliaram o potencial do ampalaya para melhorar o controle da glicemia e publicaram suas descobertas na edição de fevereiro de 2014 do International Journal of Environmental Research and Public Health. Entre os dados, eles descobriram que um chá feito de folhas de ampalaia reduziu significativamente os níveis de HBA1c em pacientes com diabetes. HBA1c é uma medida da glicose média, durante um período de seis a oito semanas.
O rico em quercetina, um composto de flavonóides com atividade antioxidante. A quercetina, como outros antioxidantes, elimina moléculas prejudiciais chamadas radicais livres para ajudar a proteger suas células. Danos causados pelos radicais livres estão ligados a doenças crônicas e ao processo de envelhecimento. Além disso, a quercetina tem propriedades anti-inflamatórias e pode proteger contra doenças cardíacas e câncer, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. A quercetina tem propriedades anti-histamínicas também. A histamina é uma substância encontrada em seu corpo que desempenha um papel na resposta imune aos alérgenos.
O American Journal of Health System Pharmacy publicou uma revisão completa em fevereiro de 2003 sobre a eficácia potencial de ampalaya em várias formas, incluindo chá. Entre os potenciais benefícios citados, o chá de ampalaia contém constituintes com atividade hipolipemiante. Dados de animais e tubos de ensaio sugerem que o chá de ampalaia ajuda a baixar o colesterol e o peso corporal. Os cientistas ainda não têm certeza do mecanismo exato responsável por este efeito, e atualmente não há estudos disponíveis que tenham avaliado esses efeitos em seres humanos.
Efeitos colaterais
De acordo com o American Journal of Health System Pharmacy revisão, algumas pessoas beber chá ampalaya ou tomar extratos ampalaia relataram hipoglicemia, que é quando o açúcar no sangue cai abaixo do normal. Evite beber chá ampalaya se você tiver problemas de fígado porque relatos de casos sugerem que é perigoso se você tiver problemas de fígado ou tomar medicação que afeta seu fígado. Beber chá ampalaya pode causar efeitos colaterais gastrointestinais leves, temporários, como desconforto abdominal, inchaço e diarréia.